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Vendas em SP caem quase 10% em julho

Vendas em SP caem quase 10% em julho

Dados da Associação Comercial de São Paulo mostram que resultados foram impactados pelas altas temperaturas fora de época

As vendas do comércio na cidade de São Paulo apresentaram queda de 9,7% em julho, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados hoje (02) pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

“Apesar de as retrações ainda serem profundas, a situação do varejo parou de piorar. Mesmo assim, não há uma tendência firme de redução das quedas e de recuperação”, disse, em nota, Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). No acumulado do ano, o setor apresentou queda média de 10,9%.

Segundo a Associação, o resultado foi influenciado pelas altas temperaturas fora de época. Nesse sentido, as vendas de produtos como roupas, calçados e cobertores foram fortemente impactadas. Houve também influência do dia útil a menos em relação a julho de 2015.

Ainda assim, apesar das quedas, Burti acredita em melhora nos próximos meses. Primeiro porque a base de comparação será mais fraca, uma vez que no segundo semestre de 2015 as retrações começaram a se aprofundar.

Segundo porque os indicadores de confiança começam a melhorar. “O humor dos consumidores e empresários está no campo da expectativa por aumento da confiança, no próximo semestre. A confiança parece estar voltando em câmera lenta”, disse Burti. “A recuperação será gradual e não linear”.

Considerando as vendas a prazo, elas caíram 5,4% e as comercializações à vista recuaram 14%, em relação ao mesmo mês de 2015.

Segundo a Associação, a queda menor das transações a crédito pode ser reflexo da volta dos crediários nas lojas. “Com bancos mais seletivos na concessão de crédito e com a queda dos salários, os crediários se mostram como uma saída tanto para consumidores quanto para lojistas – que, em muitos casos, oferecem parcelamento em até 18 vezes sem entrada”, afirmou a Associação.

Já as vendas à vista recuaram mais, impactadas pela ausência de frio em julho: o consumidor que comprou em junho, não comprará de novo. “Além disso, ele não tem renda para comprar à vista, já que os salários em queda e a inflação de alimentos drenam dinheiro – ele só tem recursos para o básico”.

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