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Vendas no e-commerce crescem 11% em agosto

Vendas no e-commerce crescem 11% em agosto

De acordo com levantamento da Mastercard, as vendas totais registraram queda de 3,2%, mas os resultados são cada vez menos negativos

Em agosto, as vendas do varejo brasileiro conseguiram frear as quedas contínuas, embora ainda permaneçam no vermelho. Segundo levantamento da Mastercard, as vendas totais caíram 3,2% em relação ao mesmo mês de 2015. Resultado melhor do que a queda de 4,3% registrada em julho. Considerando os últimos três meses, os resultados foram semelhantes, houve recuo de 3,9%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Este resultado é um pouco melhor do que a queda de 4,5%, do segundo trimestre.

De acordo com o estudo, o ponto de destaque é o e-commerce, que registrou aumento de 11% nas vendas em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2015. Esse foi o melhor desempenho do setor desde setembro do ano passado. Nos meses anteriores, os gastos no comércio eletrônico em 2016 apresentavam uma taxa média de crescimento de 1,1%.

Quatro dos setores analisados superaram as vendas totais. São eles: supermercados, materiais de construção, artigos pessoais e de uso doméstico e produtos farmacêuticos. Por outro lado, os setores de vestuário, combustíveis e móveis e eletrônicos ficaram atrás do desempenho das vendas totais.

Considerando somente o e-commerce, os setores de móveis e vestuário tiveram um resultado particularmente positivo, enquanto produtos farmacêuticos, eletrônicos e hobbies & livrarias entregaram um desempenho abaixo do canal.

Para Kamalesh Rao, diretor de Pesquisa Econômica da Mastercard Advisors, a inflação continua a apresentar um quadro preocupante, mas deve diminuir até o final do ano. “Ainda assim, os ventos contrários direcionados aos gastos do consumidor brasileiro são muitos. Desse modo, o panorama continua pouco otimista no curto prazo”, afirma Rao.

Comemorado em agosto, o Dia dos Pais não conseguiu impulsionar as vendas totais no mês, registrando queda de 3,7% em relação ao ano passado. No entanto, a confiança do consumidor, segundo o levantamento, aumentou em agosto pelo quarto mês consecutivo, refletindo uma melhora gradual na percepção do ambiente econômico. Enquanto isso, a taxa de desemprego continua alta, bem como a inflação, e isso influencia de forma negativa a massa salarial.

No recorte por regiões brasileiras, no comparativo anual, os resultados foram: o Sudeste (1,4%) e Centro-Oeste (3,3%) superaram o resto do País, enquanto o Norte (-1,0%), Nordeste (-0,3%) e Sul (-0,7%) ficaram atrás da média nacional.

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