As vendas a prazo no comércio do País apresentaram queda de 1,5%, entre os dias 5 e 11 de outubro, frente ao mesmo período do ano passado, segundo pesquisa gerada a partir das consultas realizadas ao banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
O resultado é o pior dos últimos cinco anos e repete comportamento de baixa verificado em outras datas comemorativas de 2014. Com exceção da Páscoa, o comércio apresentou resultados negativos nas demais datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais.
Segundo os pesquisadores, desde 2010, o ritmo de vendas do Dia das Crianças vem caindo. Ano a ano, as variações foram de 3,15% (2013), 4,83% (2012), 5,91% (2011) e de 8,5% (2010). O indicador foi
“Os consumidores estão mais preocupados em não comprometer o próprio orçamento com compras parceladas, por isso que neste ano houve um redirecionamento para os presentes mais baratos e geralmente pagos a vista”, explicou em nota Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL.
Ele explica que o varejo não atua mais no mesmo cenário macroeconômico anterior, que o ajudou a crescer nos anos anteriores. “O ciclo de crescimento mais vigoroso do varejo ficou para trás”, disse. “Apesar do ano mais difícil, a nossa expectativa é que as vendas apresentem ligeira melhora no último trimestre, devido à proximidade das festas de fim de ano, pagamento de dissídios e abono de Natal”, avaliou.
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