O total de vendas para o próximo Dia das Mães não deverá muito diferente na comparação com o ano passado, segundo projeção feita pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O setor de moda deve impulsionar o comércio de 2017.
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“As vendas deverão ficar no empate com o ano passado, com possibilidade de ligeira variação positiva ou negativa, a depender de fatores como temperatura, atratividade das promoções e utilização das contas inativas do FGTS. Queda ou alta na casa dos dois dígitos é pouquíssimo provável”, avalia Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (ACSP).
Produtos da moda
Para a entidade, roupas, calçados e acessórios da moda outono-inverno deverão ter peso importante no desempenho do comércio, se a temperatura ficar baixa em parte do País. Inclusive, esses artigos são os mais populares na Pesquisa de Intenção de Compras da entidade.
Outro fator que impulsiona o segmento de moda é que são produtos normalmente comprados à vista. “Essa é a segunda data mais forte do comércio e esses presentes são considerados de menor valor, ou seja, podem ser comprados à vista. O consumidor não tem sobra no orçamento para adquirir produtos parcelados”, diz Burti.
Por fim, Burti entende que a projeção estável na comparação com os números do ano passado devem ser comemorados. “De qualquer maneira, mesmo que as vendas deste ano fiquem no zero a zero, é um resultado favorável, visto que o varejo vinha acumulando perdas nessa data comemorativa nos últimos dois anos”, conclui o presidente da ACSP.