No próximo domingo (9), o Brasil terá o seu segundo Dia Das Mães em plena pandemia da Covid-19. Em um período atípico como o atual — que exige maiores cuidados para minimizar o risco de contágio— o comércio online deve ser novamente a modalidade escolhida pela maioria para a compra de presentes para as famílias, como já tem sido ao longo deste período de crise sanitária, em que o setor cresceu 52%, segundo levantamento da consultoria internacional BIP.
Como se trata de uma data em que a procura por compras online é alta, mais do que nunca é importante ficar atento a golpes e fraudes. É necessário, também, estar ciente dos direitos garantidos ao consumidor; afinal, certamente você já adquiriu um produto e, posteriormente, verificou que precisava realizar a troca ou devolução.
Em casos como esses, pode ser necessário abrir reclamações em órgãos que protegem os consumidores, como os Procons, que possuem atendimento online em todos os estados. Veja, abaixo, como realizar uma reclamação sem ter que sair de casa em cada estado.
Acre
O Procon – AC oferece atendimento online através do site. Para abrir um chamado, basta clicar em “Atendimento” e dar seguimento aos procedimentos solicitados. Por e-mail, envie sua reclamação para [email protected]. Também há a possibilidade do atendimento presencial, e pelo telefone (68) 3223-7000
Alagoas
Em Alagoas, você pode fazer sua denúncia ou reclamação através do site do Procon – AL ou presencialmente, nos endereços listados no link;
Amapá
O Procon – AP oferece um “Fale conosco” no site, no qual você pode enviar denúncias, tirar dúvidas ou fazer reclamações;
Amazonas
No Amazonas, o Procon – AM oferece atendimento por meio do WhatsApp (92) 98842-3030; e através do site;
Bahia
O Procon-BA disponibiliza um formulário online para ser preenchido com sua solicitação, além do e-mail [email protected] e do aplicativo Procon BA Mobile;
Ceará
As denúncias e reclamações ao Procon – CE podem ser feitas através do site do Sindec, no qual o usuário pode acompanhar também as solicitações feitas presencialmente;
Distrito Federal
O Procon – DF recebe solicitações ou reclamações através do site. Lá, é possível, também, acompanhar o andamento de reclamações feitas presencialmente;
Espírito Santo
O consumidor pode relatar suas solicitações ou reclamações ao Procon – ES através do site, na seção de atendimento online ou preenchendo o formulário disponível na internet;
Goiás
Você pode acessar o site da plataforma web do Procon – GO para enviar sua solicitação, que pode também ser feita de forma anônima;
Maranhão
O Procon – MA recebe as denúncias e reclamações em seu site, além de permitir o agendamento online nas unidades de atendimento presencial listadas no link;
Mato Grosso
O Procon – MT informa em seu site que o consumidor precisa entrar no Portal do Consumidor para fazer o registro de sua solicitação online;
Mato Grosso do Sul
O Consumidor do MS que deseja enviar sua solicitação ou reclamação ao Procon – MS pode acessar o formulário online e fazer o registro;
Minas Gerais
Em Minas Gerais, é possível registrar as reclamações através do site do Procon – MG, preenchendo o formulário online e manifestando sua solicitação;
Pará
O Procon – PA recebe denúncias e reclamações por WhatsApp, através do número (91) 99230-0151 ou pelo e-mail [email protected];
Paraíba
Na Paraíba, é possível enviar suas solicitações ao Procon – PB através de formulário online ou por WhatsApp: (83) 98618-833;
Paraná
O Procon – PR também conta com um formulário online. Basta o consumidor preencher com as informações para registrar sua reclamação;
Pernambuco
Em Pernambuco, você pode enviar suas reclamações ou solicitações para o Procon – PE por WhatsApp, através do número (81) 3181-7000 ou através do e-mail [email protected];
Piauí
O atendimento no Procon – PI é feito através de WhatsApp, pelos números: (86) 9 8162-8247, (86) 9 8190-7983, (86) 9 8195-5177 e (86) 9 8122-4746 ou por e-mail, no qual você deve enviar sua solicitação: [email protected];
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, o Procon – RJ registra as reclamações através do site online e realiza agendamentos via WhatsApp: (21) 99374-1505;
Rio Grande do Norte
O Procon – RN orienta que os consumidores façam suas reclamações através do Portal do Consumidor;
Rio Grande do Sul
O Procon – RS oferece atendimento online através do seu site, na seção “Serviços e informações”;
Rondônia
Em Rondônia, o consumidor pode acessar a plataforma de denúncias online, disponível no site do Procon – RO;
Roraima
O Procon – RR recebe denúncias via WhatsApp e ligação, através do número (95) 98401-9465;
Santa Catarina
Em Santa Catarina, o consumidor pode acessar o cadastro de reclamações ou realizar a solicitação via Portal do Consumidor;
São Paulo
Em São Paulo, o consumidor pode acessar o site de atendimento virtual para enviar sua solicitação ao Procon – SP, o que requer um cadastro feito no primeiro acesso;
Sergipe
O consumidor pode registrar sua reclamação ao Procon – SE ao acessar o site, na seção “Reclamação online”;
Tocantins
O Procon – TO disponibiliza um site para reclamações online, no qual basta preencher o formulário e enviar as informações solicitadas.
Consumidor.gov.br
Além da possibilidade de abrir uma reclamação em cada estado, o consumidor que se sentir lesado pode recorrer ao Consumidor.gov.br, um serviço do governo federal que faz uma intermediação entre o usuário e as empresas participantes cadastradas no site.
Caso a empresa faça parte do cadastro, o usuário tem 10 dias para obter resposta e 20 para informar se o problema foi ou não solucionado.
De acordo com informações do próprio serviço, é recomendado que você tente buscar a solução primeiro no portal e, em caso de insucesso, acione o Procon do seu estado.
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