Pela primeira vez na história, em 2018, o mercado mundial de smartphones apresentou declínio: a queda nas vendas foi de 4% em relação a 2017, segundo a empresa de pesquisa Counterpoint Research. No Brasil, entre setembro e dezembro, a retração foi de 10,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Por outro lado, a comercialização de acessórios para celulares permaneceu em alta, o que evidencia uma mudança de hábito dos consumidores: os cuidados aumentaram e, consequentemente, o investimento nos itens de proteção.
Um levantamento do e-commerce Gorila Shield mostra esse novo cenário. Segundo o estudo, 90,9% dos participantes estão satisfeitos com o smartphone e 67,4% não pensam em substituí-lo tão cedo. Mais zelosos, 84% nunca quebraram a tela do aparelho e 79% nunca deixaram cair na água.
A pesquisa foi feita com 1.106 compradores, entre novembro de 2018 e março de 2019. “Adquirir itens de proteção antes mesmo de começar a utilizar um novo celular tornou-se uma preocupação básica”, comenta Michele Martins, do marketing da Gorila. Não à toa, capas e películas lideram o ranking da loja virtual, com 8.405 e 5.788 unidades, respectivamente, no primeiro trimestre deste ano.
Chinesas
A Gorila Shield identificou aumento nas vendas de acessórios para o modelo Pocophone F1, da Xiaomi, que, junto com a Huawei, conquista os consumidores no Brasil. Ambas tiveram crescimento expressivo em 2018, frente a quedas históricas nas vendas da Samsung e da Apple. Para 2019, a previsão é que a fabricante do iPhone perca seu lugar de terceira maior do mundo para a Xiaomi, caso esta última alcance a venda de R$ 150 milhões em aparelhos, segundo o estudo Canalys.