Os shoppings administrados da Sonae Sierra Brasil apresentaram aumento de 2,8% nas vendas no ano passado. Ao todo, os dez shoppings que fazem parte do portfólio da empresa registraram um total de quase R$ 4,7 bilhões em vendas.
Quem segurou o resultado da companhia foram as vendas do Passeio das Águas Shopping, que apresentou crescimento de 42,3% em 2015, frente a 2014; seguido pela Boulevard Londrina Shopping, que viu as vendas crescerem 16,4%; e do Uberlândia Shopping, que conseguiu aumentar as vendas em 7,6%. O Parque D. Pedro Shopping viu as vendas crescerem 2,3%.
Os demais shoppings apresentaram quedas, com destaque para o Manauara Shopping (-4,7%) e Boa Vista Shopping (-4,3%). No mesmo período, as vendas em mesmas lojas registraram leva alta de 0,4% em 2015.
Leia também
Sonae Sierra Brasil lança programa de inovação
No ano passado, a receita líquida da companhia foi de R$ 331,2 milhões, um crescimento de 3,9% frente a 2014. O aluguel nas mesmas lojas, por sua vez, registrou aumento de 7% em 2015.
No quarto trimestre, a companhia apresentou queda de 2,2% nas vendas em mesmas lojas, na relação com o mesmo período de 2014. O recuo, segundo a companhia, é reflexo do “momento delicado do cenário econômico brasileiro”, afirmou a companhia.
Já os alugueis apresentaram aumento de 5,8% no último trimestre de 2015, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Sobre 2016, a Sonae Sierra Brasil acredita em um ano desafiador para a economia do País e par o setor de shopping centers. “A empresa mantém sua convicção de que seu sólido balanço e sua postura realista permitirão enfrentar as adversidades de curto prazo do atual cenário – comportamento essencial no atual ambiente de recessão – e segue focada em sua abordagem de investimentos e em melhorar a operação e inovar constantemente seus shoppings, bem como em fortalecer o balanço”.
Leia também
Fluxo em shoppings de alto padrão cresce