O presidente dos EUA, Donald Trump, mais uma vez criou polêmica na internet ao afirmar que a criptomoeda não é dinheiro e o seu lastro está baseado no “ar rarefeito”.
A crítica foi uma resposta a recente iniciativa de criação de uma moeda digital Libra, que tem o apoio de diversas empresas e é liderada pelo Facebook.
“Eu não sou fã do Bitcoin e de outras Criptomoedas, que não são dinheiro, e cujo valor é altamente volátil e baseado no ar rarefeito. As criptomoedas não regulamentadas podem facilitar o comportamento ilegal, incluindo tráfico de drogas e outras atividades”, escreveu Trump no Twitter.
Contexto
No último dia 10 de julho, o presidente da Federal Reserve (o Banco Central norte-americano), Jerome Powell, rejeitou o pedido de criação da moeda digital por iniciativa do Facebook. No entanto, a negativa não é definitiva. Para que o plano possa ser aprovado, a rede social precisa resolver questões relacionadas à privacidade, lavagem de dinheiro, proteção ao consumidor e estabilidade financeira.
A instituição comandada por Powell, responsável por regular o sistema de bancos centrais no país, criou um grupo de trabalho para acompanhar o desenvolvimento da Libra junto com outros agentes regularizadores do mercado norte-americano.