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O varejo é destaque no ranking das 50 empresas mais inovadoras

O varejo é destaque no ranking das 50 empresas mais inovadoras

O Whow exibiu os resultados da mais recente pesquisa sobre as 50 empresas que mais se destacaram no quesito inovação. Confira os resultados

O consumidor adora ser surpreendido, mesmo quando não tem a mínima ideia do que ele realmente deseja da sua empresa. Nesse sentido, o nome do jogo é inovação, mas algo que seja orientada para o consumidor. Esse foi o ponto de vista do painel “As 50 empresas mais inovadoras do país – insights e descobertas”, do Whow e que tomou como base um estudo publicado na edição deste mês da Consumidor Moderno.
Autor da pesquisa, Daniel Domeneghetti, fundador e CEO da Dom Strategy Partner, não compareceu ao evento por motivos particulares. Assim, coube a Jacques Meir, Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo no Grupo Padrão, a explicação sobre todo a metodologia sobre o estudo sobre as 50 empresas mais inovadoras do Brasil.
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Em linhas gerais, o estudo buscou entender a inovação no universo corporativo brasileiro. No entanto, não foi qualquer tipo de incorporação de algo novo: necessariamente ele deveria algo orientado para o consumidor.
Uma tarefa nada fácil, mas o estudo se mostrou consiste e vigoroso na missão que se propôs a exibir para todo o país. Primeiro, procurou ouvir uma quantidade de executivos brasileiro: foram pré-selecionadas as mil maiores empresas brasileiras de diferentes empresas, que passaram por alguns requisitos até finalmente alcançar o número de 414 companhias. São essas as empresas que realmente tinham algo a contar sobre a inovação para o cliente.

Critérios

A etapa seguinte, conta Meir, foi cruzar os dados das empresas com 12 critérios agrupados em três grandes colunas, sendo alguns com peso 1, outros com peso 2 e, por fim, alguns critérios com peso 3. “A tecnologia e mobilidade possuem peso um e vocês sabem o motivo? Simplesmente porque hoje em dia se esses requisitos não estiverem no contexto da empresa, você está fora do jogo e isso é muito para claro para todos”, afirma.
Jacques Meir enumerou todos os critérios e a sua relação com o consumidor. Mais do que isso, ele citou exemplos práticos de companhias que aplicam esses critérios na rotina da companhia.
É por esse motivo que eles aparecem no ranking das 50 empresas mais inovadoras. No topo da lista, a aparece a Apple – o que, convenhamos, não necessariamente chega a ser algo surpreendente. No entanto, o que realmente surpreende é o bom posicionamento de empresas de convergência, como é o caso das telecomunicações.
“Isso indica que o setor de convergência começou a trabalhar com big data. O atendimento é ruim, mas está melhorando. A grande dificuldade dessas empresas é que eles ainda não sabem como lidar com uma diversidade da ordem de 30, 40 ou 50 milhões de clientes. Eles precisam ser clusterizados”, concluir Meir.
Outro destacado por Meir é o varejo eletrônico, que tem introduzido algumas tecnologias no mercado brasileiro. Não à toa, o e-commerce é um dos destaques no estudo. Acesse AQUI e confira os resultados na edição 226 da revista Consumidor Moderno.
Confira aqui a cobertura completa do Whow!

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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