/
/
O varejo que sabe o que o consumidor procura

O varejo que sabe o que o consumidor procura

Especialista aborda as mudanças tecnológicas cotidianas, que tanto impactam o modo como as marcas chegam aos seus clientes. Confira

Você está prestes a trocar de celular, faz algumas pesquisas na loja física, entra nos sites e checa alguns modelos. Somente com este movimento, a marca já é capaz de identificar o seu perfil de comportamento na web e o produto desejado. Isso mesmo, a loja sabe o que você busca. Então, com estas informações, a marca passa a mandar e-mails marketing personalizados com a oferta do aparelho celular que você tanto procura. Esse relato é verídico e exemplifica uma experiência recente.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

E aí, você compra ou não? Afinal, você precisa de um novo celular, pois o seu está com a bateria comprometida. O que precisava mesmo era de uma boa oferta, certo? E ela está nas suas mãos. É só dar um clique, colocar suas informações pessoais, os dados do cartão de crédito e pronto – compra efetuada em poucos minutos.

O fato das marcas conhecerem os seus desejos de consumo e mandarem ofertas específicas surpreende e encanta. Afinal, faz com que você se sinta único e cativado.

Os produtos nos rodeiam, ficam à vista nas redes sociais e nos sites como se fossem um alerta constante – “lembre-se de mim”. E, realmente, os consumidores querem ser lembrados. Dão valor ao atendimento exclusivo e rápido. A comodidade, o preço diferenciado e a diversidade de ofertas também são fatores decisivos para a conclusão da compra.

O PayPal publicou uma pesquisa que compara o tempo gasto pelos consumidores de 15 países nas compras online e offline, a fim de descobrir se há mais rapidez entre as duas modalidades. Na China, as pessoas gastam mais tempo nas compras virtuais que offline, 387 minutos contra 378. Já os brasileiros gastam o mesmo tempo para os dois tipos de compras, 238 minutos.

Se for analisado o potencial do consumidor, segundo a E-bit, empresa referência no fornecimento de informações sobre e-commerce nacional, o número de usuários que compraram pelo menos uma vez pela internet ultrapassa 51 milhões; em relação aos pedidos feitos no período, eles somam 106,5 milhões. O crescimento se deve à popularização do acesso à internet, proporcionado pelo crescimento das vendas de smartphones.

Para usufruir deste mercado potencial e, ainda, diminuir o tempo de compra, existem infinitas possibilidades de integração entre o meio físico e virtual. Entre elas está o omnichannel. Conceito que promove a integração de venda dos dois ambientes (on e offline), impressiona pela sua capacidade de coleta e divulgação de informações sobre o cliente, mas daqui a pouco, este será o tipo de relacionamento que o consumidor buscará com a sua marca. E para sobreviver neste novo mundo do varejo, as empresas precisam se preparar para entender e incorporar este novo comportamento do consumidor.

Algumas já têm oferecido inúmeras oportunidades de compra diferenciadas, viabilizadas por multicanais, ou seja, os meios físico e virtual são utilizados ao mesmo tempo, de acordo com as necessidades. Mas é preciso evoluir, oferecer algo realmente integrado com alternativas de cruzamento de dados que facilitem a abordagem ao cliente.

O varejo nacional
Dados do IBGE confirmam que, no ano passado, as vendas do comércio varejista do país tiveram queda de 4,3% no ano passado. Já neste ano, em julho de 2016, segundo o Departamento de Comércio, as vendas ficaram estagnadas chegando a US$ 457,73 bilhões. Os números do setor refletem a queda do consumo das famílias, o desemprego, a queda da renda e a falta de confiança na economia.

Diante do cenário econômico e da realidade que atinge, em especial, o setor de móveis e eletrodomésticos, com queda de 14%, o investimento em e-commerce é visto como uma alternativa aos empresários, uma vez que as vendas online reduzem os gastos com infraestrutura e funcionários, além de possibilitar que as empresas sigam as tendências de mercado e do consumidor moderno, acompanhando-os em todos os canais de compras e influenciando-os, ainda mais, em suas decisões.

*Wilmar Lima é Diretor de Operações da FH, empresa de tecnologia especializada em negócios e software para projetos de omnichannel

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]