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Varejo retoma crescimento e sobe 4,8% em abril

Varejo retoma crescimento e sobe 4,8% em abril

Índice Cielo demonstra alta no comércio. Já o IBGE divulgou que atividade do setor caiu 0,5% em março. CNDL explica que resultado negativo foi porque Carnaval caiu em março

Com os dois índices de atividade comercial divulgados ontem, da Cielo e do IBGE, a Internet foi inundada de dados sobre o setor. Índice Cielo indicou que o varejo voltou a crescer e subiu 4,8% em abril em relação a abril de 2013. Já o IBGE apontou números negativos para o comércio: baixa de 0,5% nas vendas do varejo em março na comparação com fevereiro.

A Confederação Nacional dos Lojistas (CNDL) explica que o resultado é facilmente explicado pelo fato calendário, já que no ano passado o Carnaval caiu em fevereiro e, neste ano, em março. Carnaval é sinônimo de desaquecimento nas vendas nas lojas porque paralisa o comércio e só movimenta segmentos específicos.

No sábado de Dia das mães, as vendas subiram 29% e o valor médio gasto em cada compra foi R$ 78. Já para o segundo semestre, a pesquisa do IBGE apresentou números positivos: alta de 4,5%, mesmo com a inflação. Os juros altos dificultam que o brasileiro honre suas prestações e pode ser um problema no segundo semestre.

Segundo o presidente da CNDL, Roque Pelizzaro, a tendência agora é de desaceleração. ?O segundo semestre vai registrar significativos reajustes no preço da gasolina e da tarifa elétrica, prejudicando as vendas”, disse.

O índice Cielo para o varejo ampliado, chamado de ICVA, refere-se ao aumento da receita de vendas, que foi impulsionado pelo setor de super e hipermercados. Estatística tem descontada a inflação.

Aumento em abril foi de 4,8% em relação a abril de 2013 e de 2,2% se comparado com março desse ano. Na receita de vendas nominal, crescimento foi de 11,9% em relação a abril de 2013, contra 9% em março.

Os números do IBGE relativos ao volume de vendas foram positivos em doze estados na comparação de março desse ano com março de 2013. Os destaques positivos foram: Amapá (9,6%); Acre (6,6%); Maranhão (6,0%); Ceará (5,0%); e Bahia (4,2%).

Quanto à participação na composição da taxa negativa do comércio varejista, sobressaíram, pela ordem: Rio de Janeiro (-5,7%); São Paulo (-0,6%); Rio Grande do Sul (-2,9%) e Santa Catarina (-3,6%).

Gráficos do IBGE:

Período

Varejo

Varejo Ampliado

Volume de vendas

Receita nominal

Volume de vendas

Receita nominal

Março / Fevereiro

-0,5

0,5

-1,2

-0,1

Média móvel trimestral

0,0

0,6

-0,3

0,2

Março 2014 / Março 2013

-1,1

4,7

-5,7

-0,4

Acumulado 2014

4,5

10,3

2,1

7,2

Acumulado 12 meses

4,5

11,6

3,2

8,7

TABELA 1
BRASIL – INDICADORES DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA
AMPLIADO SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: PMC – 
Março 2014

ATIVIDADES

MÊS/MÊS ANTERIOR (*)

MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR

ACUMULADO

Taxa de Variação

Taxa de Variação

Taxa de Variação

JAN

FEV

MAR

JAN

FEV

MAR

NO ANO

12 MESES

COMÉRCIO VAREJISTA (**)

0,4

0,0

-0,5

6,4

8,7

-1,1

4,5

4,5

1 – Combustíveis e lubrificantes

1,3

1,3

-1,5

6,9

13,9

4,0

8,1

7,3

2 – Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo

0,6

-0,1

-1,0

5,6

5,5

-2,8

2,6

2,1

2.1 – Super e hipermercados

0,4

0,0

-0,8

5,6

5,3

-3,0

2,4

2,0

3 – Tecidos, vest. e calçados

-1,1

-0,7

-0,8

3,0

7,2

-7,3

0,5

2,7

4 – Móveis e eletrodomésticos

1,4

0,3

1,5

5,7

10,6

3,8

6,5

6,1

4.1 – Móveis

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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