Com os dois índices de atividade comercial divulgados ontem, da Cielo e do IBGE, a Internet foi inundada de dados sobre o setor. Índice Cielo indicou que o varejo voltou a crescer e subiu 4,8% em abril em relação a abril de 2013. Já o IBGE apontou números negativos para o comércio: baixa de 0,5% nas vendas do varejo em março na comparação com fevereiro.
A Confederação Nacional dos Lojistas (CNDL) explica que o resultado é facilmente explicado pelo fato calendário, já que no ano passado o Carnaval caiu em fevereiro e, neste ano, em março. Carnaval é sinônimo de desaquecimento nas vendas nas lojas porque paralisa o comércio e só movimenta segmentos específicos.
No sábado de Dia das mães, as vendas subiram 29% e o valor médio gasto em cada compra foi R$ 78. Já para o segundo semestre, a pesquisa do IBGE apresentou números positivos: alta de 4,5%, mesmo com a inflação. Os juros altos dificultam que o brasileiro honre suas prestações e pode ser um problema no segundo semestre.
Segundo o presidente da CNDL, Roque Pelizzaro, a tendência agora é de desaceleração. ?O segundo semestre vai registrar significativos reajustes no preço da gasolina e da tarifa elétrica, prejudicando as vendas”, disse.
O índice Cielo para o varejo ampliado, chamado de ICVA, refere-se ao aumento da receita de vendas, que foi impulsionado pelo setor de super e hipermercados. Estatística tem descontada a inflação.
Aumento em abril foi de 4,8% em relação a abril de 2013 e de 2,2% se comparado com março desse ano. Na receita de vendas nominal, crescimento foi de 11,9% em relação a abril de 2013, contra 9% em março.
Os números do IBGE relativos ao volume de vendas foram positivos em doze estados na comparação de março desse ano com março de 2013. Os destaques positivos foram: Amapá (9,6%); Acre (6,6%); Maranhão (6,0%); Ceará (5,0%); e Bahia (4,2%).
Quanto à participação na composição da taxa negativa do comércio varejista, sobressaíram, pela ordem: Rio de Janeiro (-5,7%); São Paulo (-0,6%); Rio Grande do Sul (-2,9%) e Santa Catarina (-3,6%).
Gráficos do IBGE:
Período |
Varejo |
Varejo Ampliado |
||
Volume de vendas |
Receita nominal |
Volume de vendas |
Receita nominal |
|
Março / Fevereiro |
-0,5 |
0,5 |
-1,2 |
-0,1 |
Média móvel trimestral |
0,0 |
0,6 |
-0,3 |
0,2 |
Março 2014 / Março 2013 |
-1,1 |
4,7 |
-5,7 |
-0,4 |
Acumulado 2014 |
4,5 |
10,3 |
2,1 |
7,2 |
Acumulado 12 meses |
4,5 |
11,6 |
3,2 |
8,7 |
TABELA 1
BRASIL – INDICADORES DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA
AMPLIADO SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: PMC – Março 2014
ATIVIDADES |
MÊS/MÊS ANTERIOR (*) |
MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR |
ACUMULADO |
|||||
Taxa de Variação |
Taxa de Variação |
Taxa de Variação |
||||||
JAN |
FEV |
MAR |
JAN |
FEV |
MAR |
NO ANO |
12 MESES |
|
COMÉRCIO VAREJISTA (**) |
0,4 |
0,0 |
-0,5 |
6,4 |
8,7 |
-1,1 |
4,5 |
4,5 |
1 – Combustíveis e lubrificantes |
1,3 |
1,3 |
-1,5 |
6,9 |
13,9 |
4,0 |
8,1 |
7,3 |
2 – Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo |
0,6 |
-0,1 |
-1,0 |
5,6 |
5,5 |
-2,8 |
2,6 |
2,1 |
2.1 – Super e hipermercados |
0,4 |
0,0 |
-0,8 |
5,6 |
5,3 |
-3,0 |
2,4 |
2,0 |
3 – Tecidos, vest. e calçados |
-1,1 |
-0,7 |
-0,8 |
3,0 |
7,2 |
-7,3 |
0,5 |
2,7 |
4 – Móveis e eletrodomésticos |
1,4 |
0,3 |
1,5 |
5,7 |
10,6 |
3,8 |
6,5 |
6,1 |
4.1 – Móveis |
– |
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SUMÁRIO – Edição 284As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações. CAPA: ILUSTRAÇÃO: Publisher Diretor-Executivo de Conhecimento Diretora-Executiva COMERCIAL E PUBLICIDADE Daniela Calvo Elisabete Almeida Érica Issa Fabiana Hanna NÚCLEO DE CONTEÚDO Head de Conteúdo Editora-Assistente Repórteres Designer Revisão MARKETING Coordenadora TECNOLOGIA CX BRAIN CONSUMIDOR MODERNO NA INTERNET PUBLICIDADE PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS: SUMÁRIO – Edição 284As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações. CAPA: ILUSTRAÇÃO: Publisher Diretor-Executivo de Conhecimento Diretora-Executiva COMERCIAL E PUBLICIDADE Daniela Calvo Elisabete Almeida Érica Issa Fabiana Hanna NÚCLEO DE CONTEÚDO Head de Conteúdo Editora-Assistente Repórteres Designer Revisão MARKETING Coordenadora TECNOLOGIA CX BRAIN CONSUMIDOR MODERNO NA INTERNET PUBLICIDADE PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS: |