O Dia dos Namorados de 2024 cumpriu o objetivo a partir do qual a data foi criada: movimentar as vendas de junho em todo Brasil. Neste ano, segundo dados da Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, o faturamento do comércio teve alta de 13% na quarta-feira (12) em comparação com o mesmo dia de 2023 – crescimento liderado pelo consumo no comércio físico, o que indica uma busca por presentes de última hora.
Os setores de relojoarias e joalherias foram os grandes beneficiados com o aumento de faturamento durante a recente data comemorativa, com crescimento registrado de 40% em relação ao ano anterior. Além disso, outros setores também tiveram um desempenho notável:
- Nas floriculturas, foi notado um aumento de 30,7%;
- Os restaurantes cresceram 30,6%;
- Produtos de beleza subiram 30,5%;
- E o setor de calçados teve um acréscimo de 17,3%.
Embora muitas compras tenham sido feitas de última hora, o levantamento da Rede indica que o comércio já mostrava sinais de aquecimento no início do mês. Entre os dias 1º e 11 de junho, houve um aumento geral de 8% no consumo, impulsionado principalmente pelo e-commerce, que cresceu 11%. Especificamente, as lojas de joias e relógios viram um aumento de 32,8% nas vendas já no começo do mês. Outros segmentos que se destacaram no período incluem decoração e eletrodomésticos, com um crescimento de 18,6%, e produtos de beleza, que tiveram um aumento de 14%.
Faturamento nas PMEs online
A data comercial também apresentou bons resultados dentro das PMEs (Pequenas e Médias Empresas) online e o faturamento chegou a R$ 262,5 milhões. O valor registrado, se comparado com o mesmo período do ano passado, apresentou um aumento de 35%. Os dados foram levantados pela Nuvemshop. Os números comprovam a consolidação da data, e sua contribuição para o fomento do comércio entre outras duas datas importantes: o Dia das Mães e o Dia dos Pais.
“O faturamento com o período cresceu nos últimos anos e já é um dos maiores responsáveis pelas grandes movimentações do setor no segundo trimestre”, pontua Luiz Natal, gerente de desenvolvimento de plataforma na Nuvemshop. “Os lojistas apontam que a redução do faturamento é um problema comum nesse período do ano. E para reverter isso, eles devem aproveitar essas datas comemorativas para realizarem promoções que conectem com o tema e o público-alvo”.
O comércio online registrou mais de um milhão de pedidos, um aumento de 34% em comparação a 2023, com 80% das compras realizadas via dispositivos móveis, como celulares e tablets. No ranking dos segmentos, Moda liderou com R$ 92,5 milhões em vendas, seguido por Saúde & Beleza com R$ 23,5 milhões e Acessórios com R$ 16,5 milhões. Entre os produtos mais vendidos, destacam-se regatas, calças jeans, óculos de sol e diversos acessórios, com um ticket médio de R$ 251.
São Paulo despontou como o estado com maior faturamento, acumulando R$ 128 milhões, seguido por Minas Gerais com R$ 24,5 milhões, Rio de Janeiro com R$ 18,5 milhões, Santa Catarina com R$ 17 milhões e Ceará com R$ 14 milhões. Em relação aos meios de pagamento, o Pix se consolida como a opção preferida dos consumidores, sendo utilizado em 46% dos pedidos e superando o uso do cartão de crédito, que foi escolhido em 44% das transações, pela segunda vez no ano.
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