Pesquisar
Close this search box.
/
/
O varejo precisa enxergar as oportunidades

O varejo precisa enxergar as oportunidades

Especialista explica como os temas mais comentados dos últimos dias podem tornar-se grandes estratégias para as marcas. Confira

Diferente do que boa parte dos veículos de comunicação tem apontado o varejo vem, aos poucos, recuperando. Talvez não seja a retomada esperada pela maioria dos empresários, mas o fato é que o setor está confiante que a segunda metade de 2016 possa reparar os prejuízos e incertezas do começo deste ano, tão marcado por demissões e ajustes. Quem fez a lição de casa e se preparou, dando especial atenção ao seu comércio, agora colhe lucros.

Várias são as datas que prometem ajudar a expansão tanto do setor de comércio quanto de serviço. Leia-se Natal, Dia dos Pais e Dia das Crianças, além de eventos como a Black Friday e Cyber Monday, que impactam muito o comércio eletrônico, além de uma recuperação, embora ainda pequena, da economia brasileira.

Os eventos do mês de agosto já pronunciam a melhorada esperada. Basta olhamos para os Jogos Olímpicos, que trazem um público com grande potencial de compra, o que pode ser uma oportunidade de aumento de vendas para vários segmentos do varejo. Como o franchising manteve-se estável durante a crise, os gestores podem aproveitar este período para incrementar ainda mais o seu negócio, principalmente aqueles relacionados à área de esporte, saúde, beleza, porque o momento pode resultar em um forte apelo de venda principalmente para itens esportivos e moda fitness.

As empresas podem, por exemplo, criar peças mercadológicas ou campanhas de marketing usando a temática dos jogos, como por exemplo, franquias de academia. Usar o espírito olímpico ou usar o foco em algum esporte que venha ganhando destaque, como o judô, por exemplo, para ganhar mais notoriedade.

Quem atua no segmento da alimentação pode impulsionar a venda de sucos, vitaminas. Inclusive, durante as transmissões dos jogos, fazer alguma campanha para aumentar o fluxo de clientes divulgando que os jogos serão transmitidos no local. Bares também podem aproveitar justamente com as transmissões oferecendo bônus. Foge um pouco da temática saúde, mas é possível aproveitar também.

De olho na galera antenada as novidades tecnológicas e ao universo de games, temos o lançamento do aplicativo Pokémon Go. Além de chamar a atenção das crianças e adolescentes que são fãs da série, o game pode atrair esse público, e seus pais, para dentro dos estabelecimentos comerciais.  Para os empresários que ainda não sabem como a novidade funciona, fica a dica: quem baixa o aplicativo consegue ver alguns pontos de interesse ou turísticos já marcados previamente no celular.  Como aproveitar isso? Comprando os bichinhos para colocar dentro da sua loja, shopping, ou prestadora de serviço.

Trata-se de uma oportunidade ímpar de aproveitar o uso da tecnologia, que podemos chamar de realidade aumentada.

Além da criação do fluxo, é possível promover uma fidelização. Por exemplo, enfatizar que quem for até o local e conseguir captura o Pokémon pode ganhar um desconto, jantar grátis, brinde. A moda promete impulsionar tanto varejo de produtos quanto de serviço. Go, empresários!

*Anderson Ozawa é consultor, palestrante, professor e empreendedor, também é presidente da Prevenção de Perdas Brasil

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 287

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGENS: ChatGPT e IA Generativa do Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 287

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGENS: ChatGPT e IA Generativa do Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]