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Varejo brasileiro: inovar para crescer

Varejo brasileiro: inovar para crescer

Especialista da KPMG mostra os pontos fundamentais que qualquer rede de varejo deve atentar para conseguir se diferenciar no mercado. Entenda

Para vários setores da economia, entre eles, o varejo, 2016 não foi fácil, porém é preciso criatividade para minar as dificuldades. Na visão de alguns especialistas, a expectativa de que o país volte a crescer em 2017 foi estremecida com a divulgação do Relatório de Mercado Focus, elaborado pelo Banco Central do Brasil, informando que o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá 0,58%, valor abaixo do 0,70% projetado para o próximo ano.
O cenário de recessão com inflação e desemprego dificulta a recuperação da confiança por parte do consumidor. Este ano, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) atingiu 100,3 pontos em dezembro. Com isso, o indivíduo fica mais criterioso na hora de planejar os gastos que constam na lista de prioridades, e o varejo acaba sendo o mais prejudicado.
Diante desse contexto desafiador, os varejistas precisam ficar atentos a algumas questões importantes para garantir a sobrevivência e também o crescimento. Entre elas, saber tomar proveito das medidas do governo para fomentar a economia, implementar novos modelos de negócio, investir em inovações tecnológicas. Além disso, acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e adotar medidas de captação de clientes, como criar um ambiente que ofereça produtos de segmentos diferentes, com o intuito de atrair o consumidor para fazer diversas compras no mesmo lugar. Por exemplo, a rede de varejo norte-americana Urban Outfitters integra cafeteria, salão de cabeleireiros, venda de discos de vinil, loja de maquiagem, gadgets, dentre outros produtos. Além disso, o objetivo também é criar espaços onde as pessoas possam passar o tempo. Com isso, a empresa pretende dobrar as vendas até 2020.
Inovação, tecnologia e disruptura da forma de consumo são fatores presentes no mercado brasileiro. O consumidor está cada dia mais exigente e além de experiências buscam uma constante mudança em relação a forma de se relacionar com as marcas que consomem, precisam estar alinhados com preocupações mundiais, como sustentabilidade e dilemas sociais.
Mas para garantir tudo isso, o setor varejista precisa reter mão de obra, ou seja, manter vínculos empregatícios. Segundo a previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a força de trabalho do varejo encolherá 3% este ano, o pior resultado em mais de uma década. O saldo entre admissões e demissões, no varejo, deverá ficar negativo em 230 mil vagas de trabalho. Em 2015, o total de demissões chegou próximo dos 190 mil.
Algumas companhias dos segmentos e-commerce, atacadistas e farmácias frearam a taxa de desemprego no varejo e chegaram a aumentar o número de colaboradores em mais de 40%. Esse resultado positivo se deve à expansão do comercio via internet, a busca por preços melhores em questão de quantidade e o envelhecimento da população.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o varejo emprega atualmente 19,1% dos trabalhadores formais, totalizando aproximadamente 17 milhões de brasileiros. Ou seja, é um setor muito importante para a geração de renda e de postos de trabalho, com a contratação de jovens e idosos, perfis pouco inseridos no mercado de trabalho e que representam forças importantes para a realidade dos lojistas.. E para enfrentar alguns desafios e retomar o desenvolvimento, o apoio do governo é fundamental para o sucesso dessa missão.
Para concluir, acreditamos que esses temas ainda vão render muitas discussões. Mas para o varejo continuar se desenvolvendo, é preciso pensar em caminhos alternativos, sem deixar as inovações de lado e ignorar as demandas que surgem.
*Marcelo Gonçalves é sócio da KPMG no Brasil

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