/
/
Em janeiro, varejistas paulistas estão mais cautelosos

Em janeiro, varejistas paulistas estão mais cautelosos

Segundo a FecomercioSP, a confiança dos empresários retraiu com relação ao fim do ano, mas demonstra um cenário melhor que janeiro passado. Entenda

Em São Paulo, os varejistas iniciaram 2017 um pouco mais cautelosos do que estavam no final do ano passado. Em janeiro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) registrou queda de 4,3% com relação a dezembro, indo de 97,9 pontos para 93,7 pontos. Os dados são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Em relação a janeiro do ano passado, porém, o índice exibiu crescimento de 25,7%.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
A retração interrompe uma série de oito altas mensais consecutivas. A entidade aponta que o movimento é natural após as festas de fim de ano. Apurado mensalmente, o ICEC varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).
De acordo com a pesquisa, as grandes empresas continuam otimistas e registraram aumento significativo da confiança em janeiro. Enquanto nas companhias com menos de 50 funcionários o ICEC caiu 4,5%, nas grandes empresas, que empregam mais de 50 pessoas, o índice teve alta de 4,6%, na comparação com dezembro. Já em relação a janeiro de 2016, a alta foi de 25% e 55,3%, respectivamente.
A FecomercioSP acredita que as grandes empresas mostram forte recuperação na margem e crescimento ainda maior na comparação interanual. Elas estão mais confiantes do que as pequenas, ainda longe do diferencial percebido em tempos de crescimento econômico, como era observado ao longo da série histórica, mas caminhando para a normalidade, como ocorre em outros indicadores econômicos apurados pela Federação.
A entidade também aponta que a melhora da confiança dos empresários nos últimos meses não foi suficiente para romper a barreira do pessimismo (acima de 100 pontos), já que a situação presente acaba influenciando nas expectativas, uma vez que os empresários e consumidores seguem temerosos com a situação socioeconômica do País. Fora isso, lembra que o ritmo das vendas ainda está em patamares muito baixos e não existem sinais de melhora dos determinantes básicos do consumo (renda e emprego).

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]