/
/
A hora do CIOs da “Vanguarda Digital”

A hora do CIOs da “Vanguarda Digital”

Mesmo com grandes desafios uma mudança radical em relação ao paradigma tradicional de responsabilidades e de ‘patrocínio de projetos em TI’ está em curso

Mais de 3,100 CIOs (Chief Executive Officers) e executivos de tecnologia, além de mais de 1,100 executivos C-Level de outras áreas (CxOs) participaram de uma pesquisa do Gartner intitulada “2025 Gartner CIO and Technology Executive Survey”, que constatou que apenas um pequeno grupo de CIOs e CxOs, conhecido como a “Vanguarda Digital”, conseguiu apresentar a maior taxa de sucesso em projetos digital, com 71% das iniciativas atendendo ou superando as metas e atingindo os resultados previstos.

Segundo Raf Gelders, vice-presidente de Pesquisa do Gartner, essa Vanguarda Digital se diferencia porque compartilha a responsabilidade pela “entrega digital”. “CIOs e CxOs são igualmente responsáveis e envolvidos na entrega das soluções digitais de que suas empresas necessitam. Isso representa uma mudança radical em relação ao paradigma tradicional de entrega de TI e de ‘patrocínio de projetos’ empresariais que predominam na maioria das empresas”, diz Raf.

De acordo com a pesquisa eles compartilham a responsabilidade pelo trabalho digital de ponta a ponta com seus CIOs e alocam 35% de suas equipes da área de negócios para trabalhar com tecnologia (contra 21% dos demais CxOs). Eles também trabalham muito próximos da área de TI, reunindo-se com seus CIOs pelo menos quatro vezes mais do que os outros executivos.

“Para ter êxito na próxima fase das iniciativas digitais, os CIOs precisam que seus pares trabalhem em conjunto e co-liderem com eles”

“Por trás de cada executivo da Vanguarda Digital há também um CIO orientando e capacitando os líderes e suas equipes para construírem juntos a entrega digital com o time de tecnologia”, diz Jaime Capella, vice-presidente e Analista do Gartner. Segundo Jaime, esse grupo incentiva seus pares a se tornarem também diferenciados. “Esses CIOs facilitam para que seus CxOs liderem a área digital com eles e para que as equipes da área de negócios desenvolvam soluções digitais em conjunto com a TI”, diz.

Capella ainda destaca que o sucesso dos CIOs agora depende do sucesso de seus CxOs. “Para ter êxito na próxima fase das iniciativas digitais, os CIOs precisam que seus pares trabalhem em conjunto e coliderem com eles. Então, seus destinos estão entrelaçados: um não pode ter sucesso sem o outro”.

 Plataformas atraentes e fáceis de usar

Mais de 80% dos CIOs entrevistados na pesquisa afirmam que esperam aumentar seus investimentos em 2025 em recursos e tecnologias robustas, como cibersegurança, Inteligência Artificial (IA), IA generativa, Business Intelligence, soluções de analytics e tecnologias de integração de APIs (mecanismos de comunicação entre componentes de software).

Alterações nos investimentos em tecnologia, de 2024 para 2025 (Percentual de entrevistados)
Fonte: Gartner (outubro de 2024).

“Os CIOs da Vanguarda Digital não investem nessas tecnologias para serem utilizadas apenas pela área de TI. Eles também as tornam fáceis de usar por outros executivos, tecnólogos potenciais fora da TI”, acrescenta Gelders. “Em média, temos 26% dos funcionários das áreas de negócios dedicados à construção, implementação ou gestão de tecnologia. Muitas dessas tecnologias contribuem naturalmente para aliviar a carga de trabalho em toda a empresa, acelerando o tempo de entrada no mercado e a geração de valor, promovendo a responsabilidade dos CxOs.”

Tendências e desafios

Na outra extremidade do espectro, 43% dos CIOs indicam que esperam reduzir o investimento em infraestrutura de legado e em tecnologias de Data Center. Essa tendência tem se tornado mais comum nos últimos anos, principalmente devido à migração para soluções baseadas em nuvem. Isso se compara com 33% que pretendem aumentar esses investimentos, em parte por terem adquirido infraestrutura on-premises para experimentar e produzir soluções de IA generativa.

O estudo ainda revela que apenas 16% dos CIOs entrevistados priorizam a formação de uma força de trabalho em tecnologia em toda a empresa (além de seus próprios departamentos de TI) em 2025. Isso, segundo o Gartner, limitará a capacidade da empresa de extrair o máximo de seus investimentos digitais, condenando-as a perpetuar o baixo número (48%) de iniciativas digitais que atingem ou superam as metas de resultados de negócios.

Além disso, apenas 18% dos CIOs afirmam que irão priorizar o compartilhamento de liderança em tecnologia com outras áreas de negócios, um requisito essencial para expandir a vanguarda digital.

Áreas de foco dos CIOs para 2025 (Percentual de entrevistados)

A pesquisa coletou dados de 3.186 CIOs e executivos de tecnologia em 88 países de empresas de todos os principais setores, representando aproximadamente US$ 17,6 trilhões em receitas/orçamentos do setor público e US$ 351 bilhões em gastos com TI. Esta pesquisa foi complementada com insights de 1.126 líderes executivos que que atuam em outras diretorias (CxOs), fora da área de TI.

fonte: Gartner (outubro de 2024)

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]