O YouTube, plataforma de vídeos ligada ao Google, tem valor de mercado estimado em US$ 455 bilhões e US$ 550 bilhões, se fosse uma empresa independente. O levantamento é do MoffettNathanson, instituto de pesquisas especializado nos segmentos de tecnologia, mídia e comunicação.
A plataforma é controlada pela Alphabet, empresa dona Google. Ainda que a companhia anuncie com pouca periodicidade os marcos importantes sobre receita e o engajamento do YouTube, estima-se que o valor já tenha ultrapassado o da Disney como a maior empresa de mídia global se excluída a receita dos parques temáticos e o segmento de produtos da empresa.
De acordo com analistas, essa valorização destaca a importância estratégica do YouTube dentro da Alphabet e levanta discussões sobre o potencial de valorização adicional caso a plataforma fosse negociada separadamente.
Um gigante diferente
O YouTube começou há apenas 20 anos como uma mera aposta quando foi comprado pelo Google, em 2006, por um valor que hoje parece pequeno: US$ 1,65 bilhão. Desde então, o serviço caiu no gosto das pessoas e internautas do mundo todo recorrem à plataforma para assistir vídeos online.
Só no Brasil, mais de 75 milhões de pessoas assistem à vertical de vídeos do Google por meio de televisões conectadas, de acordo com a pesquisa Video Metrix Media Trends, divulgada em outubro passado.
Na época, Aline Moda, diretora de agências do Google Brasil, disse que “o fenômeno rompia com as últimas barreiras entre o universo digital e físico, mudando completamente o consumo de mídia no país”.
Mas a ascensão da plataforma não para por aí. Segundo Michael Nathanson, analista da MoffettNathanson, o YouTube TV, serviço pago da plataforma, está crescendo tanto que a previsão é que se torne a maior empresa de TV por assinatura dos EUA até 2026 – ele está ganhando clientes enquanto as operadoras tradicionais à cabo do país, como Comcast e Charter, perdem assinantes.
Gigante diverso
O jeito do YouTube ser gigante é diferente. Ao contrário de estúdios e plataformas que investem em grandes produções para atrair público, ele não depende de um único fenômeno cultural, como séries de sucesso ou filmes bilionários.
Seu diferencial está justamente na ampla variedade de conteúdos, que atende a todo tipo de interesse: tutoriais, podcasts, transmissões ao vivo, análises, entre muitos outros. Isso faz com que cada usuário tenha uma experiência única, muitas vezes sem nem perceber que está consumindo conteúdo dentro da plataforma.