Pesquisar
Close this search box.
/
/
Vai viajar? Saiba o que fazer com as plantas

Vai viajar? Saiba o que fazer com as plantas

Especialista revela alguns cuidados para manter as coisas em ordem

Quem gosta de uma casa cheia de plantas sabe o quanto é importante cuidar delas. Seja em um amplo quintal arborizado ou em uma floreira de um cuidar plantas viajar2 - Cópiaapartamento pequeno, manter plantas faz as pessoas mais felizes. No entanto, nos meses de férias, as coisas ficam mais complicadas.

Muita gente aproveita o período para conhecer novos lugares ou visitar parentes e amigos. Isso é sempre gostoso, mas exige algumas preocupações, especialmente para quem tem animais ou plantas em casa. No caso dos bichinhos, o ideal é levar para um bom hotelzinho ou pagar alguém para cuidar deles.

Mas as plantas, muitas vezes, viram um problema, já que, teoricamente, precisam ser regadas, senão morrem. De acordo com a bióloga e especialista em educação ambiental e paisagismo Lilian Ribeiro, o sol e a água são essenciais na vida das plantas e, por isso, devem estar constantemente presentes nos seus ciclos.

?A luz solar é importante para nós e também para as plantas. Além disso, a água também é essencial, porém, sua quantidade depende do tipo de planta. O que muita faz é jogar muita água para compensar o tempo que ficará fora. Isso é totalmente errado, pois a planta só vai absorver a quantidade necessária, enquanto o resto ficará acumulada, podendo sufocar as raízes?, ressalta.

Assim, caso o terrário for de suculentas ou cactos, é importante regar somente quando o solo estiver completamente seco ao toque ou com pouquíssima água. Não são necessárias maiores preocupações porque, por serem plantas do deserto, essas plantas gostam da terra seca. Nesse caso, a dica principal é borrifar no interior do terrário (na parede de vidro ou nos pedriscos), evitando molhar as folhas. Se as suculentas estiverem murchas é sinal de que estão desidratadas, então as hidrate um pouco por muitos dias.

Mas se o terrário for daqueles fechados com plantas tropicais, é mais fácil observar pela umidade na parede do vidro. Caso ele esteja com algumas gotículas, o mini-jardim está saudável. Mas se estiver escorrendo água, abra a tampa e faça com que o excesso evapore. E se estiver seco demais, borrife água.

?O cuidado que você tem com a planta durante o ano pode ser visto quando você for viajar. Quando o terrário estiver em perfeito equilíbrio, o ciclo da água será natural e ele poderá ficar meses sem ser necessário regar, ou seja, você não precisará se preocupar quando ficar um período fora de casa?, explica Lilian.

cuidar plantas viajar - Cópia

Não deixe a casa no escuro

Muita gente geralmente tranca a casa e deixa tudo escuro. Segundo Lilian, isso é um grande erro. ?Para seu terrário ficar saudável, o ideal é que o sistema fique pelo menos 4 horas do dia se bronzeando com a luz do sol. Ou seja, se você fechar todas as janelas e persianas, deixando o ambiente na escuridão, a chance das plantas morrerem aumenta muito?, comenta ela, afirmando também que o ideal é deixar pelo menos uma fresta da janela aberta para entrar ar.

Além disso, a posição do mini-terrário pode ser importante para pegar um sol. ?Talvez durante a manhã ou tarde, a planta pegue luz solar em cima de uma mesa da sala ou da cozinha. Isso vai ajudar no ciclo natural do ecossistema produzido e no seu desenvolvendo?, conclui a profissional.

Com informações e fotos de Lili Terrários e Mini jardins

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]