O turismo brasileiro está em alta, e os consumidores viajantes estão mais exigentes do que nunca! Além das belezas naturais, há o ecoturismo e o turismo de aventura culminando em um turismo cultural e gastronômico de alta qualidade. Sem contar o setor hoteleiro para todos os níveis de renda. Ademais, iniciativas têm promovido o potencial turístico do país em nível nacional e internacional. Prova disso está em um estudo recente realizado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o qual revela que, para este verão, o número de passagens aéreas internacionais para o Brasil cresceu 27,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Mais de 960 mil bilhetes foram emitidos para diversos destinos no Brasil. Só para exemplificar, em Salvador, conforme informações da Secretaria Municipal de Turismo, a expectativa é receber 160 mil visitantes estrangeiros. Já para o Rio de Janeiro a expectativa é de uma temporada de verão histórica no turismo internacional. Também de acordo com a Embratur, a cidade deve receber 991 mil turistas estrangeiros entre janeiro e março de 2025. Esse montante representa um aumento de 26% em comparação ao período pré-pandemia, com um acréscimo de 204 mil visitantes.
Consumidores que planejam viajar nesta temporada de férias devem estar atentos ao reservar passagens, seja aéreas ou terrestres, além de contratar hospedagens e passeios. Desde o término da pandemia de Covid-19, o setor de turismo tem apresentado uma alta demanda, o que afeta não apenas os preços, mas também a efetivação das experiências planejadas.
Turismo e preços
Fato é que a alta demanda de turistas gera impacto significativo nos preços de passagens e hospedagens. E, neste sentido, os consumidores que planejam viajar devem prestar atenção em três coisas:
- Na hora de reservar passagens aéreas ou rodoviárias: é imprescindível comparar preços em diferentes plataformas. Muitas vezes, promoções podem surgir em horários ou dias específicos, além de ser vantajoso acompanhar as tarifas de múltiplas companhias. O uso de alertas de preços também pode ser uma estratégia eficaz, permitindo que o viajante receba uma notificação quando a tarifa desejada estiver disponível;
- Antes de contratar hospedagens: o viajante deve ler avaliações de outros hóspedes para identificar a qualidade do serviço e das instalações. Plataformas de comparação, assim como o uso de filtros de acordo com preferências pessoais, como localização e tipo de acomodação, podem facilitar a escolha. Além disso, verificar políticas de cancelamento é crucial, uma vez que imprevistos podem ocorrer;
- Ao agendar passeios: é recomendável reservar com antecedência, especialmente para atrações populares, pois elas tendem a esgotar rapidamente. Verificar se o passeio inclui guias qualificados e transporte adequado é essencial para garantir uma experiência agradável. Além disso, buscar opções de pacotes que ofereçam desconto pode gerar economia significativa.
Turismo em alta
Estas considerações podem não apenas ajudar a evitar surpresas financeiras, mas também a tornar a experiência de viagem mais tranquila e agradável. Luiz Orsatti Filho, diretor-executivo do Procon-SP, explica melhor: “Com a demanda reprimida por tanto tempo, os consumidores passaram a procurar muito o turismo, tanto interno quanto internacional, resultando em preços mais altos e em problemas relacionados à garantia das ofertas, que se tornaram algumas das principais reclamações do Procon-SP no ano passado”.
Além de realizar pesquisas, é fundamental ficar atento às promoções e desconfiar de preços muito baixos. Ademais, o consumidor deve prestar atenção aos detalhes de todos os contratos assinados. Patrícia Dias, assessora técnica da diretoria de Assuntos Jurídicos do Procon-SP, orienta que o fornecedor deve detalhar e registrar tudo o que prometeu durante o atendimento no contrato. “Isso vale também para qualquer documento enviado ao consumidor com a oferta”.
Código de Defesa do Consumidor
É imprescindível que o consumidor esteja atento ao cumprimento das condições prometidas. Caso haja alguma discrepância entre o que a empresa anunciou e o que realmente entregou, os consumidores têm o direito de exigir suas garantias e, se necessário, buscar a reparação junto aos órgãos de defesa do consumidor.
Além disso, a leitura minuciosa das cláusulas contratuais pode evitar surpresas desagradáveis. Muitas vezes, empresas negligenciam condições como prazos de entrega, cancelamentos e políticas de devolução, mas essas condições podem ser cruciais em um eventual desvio do que foi acordado.
Com o objetivo de auxiliar os consumidores no planejamento de suas viagens, o Procon-SP elaborou um breve guia com os principais direitos dos consumidores que pretendem viajar sem contratempos.
Pacotes de viagem
A oferta em sites, anúncios e folhetos deve apresentar informações claras e precisas sobre a viagem: valores cobrados pelo transporte aéreo e terrestre, categoria das passagens, taxas de embarque, tipos de acomodação (quarto duplo, individual), traslados, refeições oferecidas, guias, número exato de dias e, por último, despesas extras.
O contrato deve incluir tudo o que a empresa acordou verbalmente e ofereceu.
Passagem aérea
Se o voo cancelar ou atrasar, mesmo que por condições climáticas adversas, as companhias aéreas devem prestar assistência aos consumidores. Em primeiro lugar, em atrasos de uma hora, o consumidor tem direito a utilizar canais de comunicação, como internet e telefone. Em atrasos de duas horas, a empresa deve oferecer alimentação adequada. Para atrasos superiores a quatro horas, o passageiro tem direito a serviço de hospedagem, caso necessite pernoitar, e traslado.
Informações prévias sobre cancelamentos de voo devem ser disponibilizadas nos canais de atendimento das companhias aéreas; os consumidores devem ter prioridade no próximo embarque da mesma empresa com destino igual; podendo ser direcionados a outra companhia (sem custo adicional); receber o valor pago de volta ou, opção de se hospedar em hotel por conta da companhia aérea.
Se o consumidor estiver em seu local de residência, a empresa pode oferecer apenas o transporte de ida e volta para o aeroporto; poderá haver ressarcimento ou abatimento proporcional em caso de danos materiais ocasionados pelo atraso, como perda de diárias, passeios e conexões. Adicionalmente, o consumidor pode solicitar reparação judicial caso entenda que o atraso causou algum dano moral, como não conseguir chegar a tempo em um compromisso importante (reunião de trabalho, casamento, etc.).
Essas possibilidades devem ser garantidas sem prejuízo do acesso gratuito a alimentação, meios de comunicação, transporte, etc. O consumidor deve guardar o comprovante de eventuais despesas decorrentes de atrasos ou cancelamentos, como chamadas telefônicas, refeições, hospedagem, entre outros.
Transporte rodoviário
No caso de interrupções ou atrasos, o passageiro desse tipo de transporte também tem direito a informações prévias e assistência: quando o atraso for superior a uma hora, o consumidor pode exigir embarque em outra empresa que ofereça serviço equivalente e para o mesmo destino ou a restituição imediata e integral do valor do bilhete; em atrasos superiores a três horas, a empresa de ônibus deve oferecer alimentação aos passageiros; se a viagem não puder prosseguir no mesmo dia, custeará também a hospedagem do consumidor.
Se o veículo utilizado tiver características inferiores àquelas contratadas, o consumidor poderá solicitar a devolução da diferença do preço do bilhete, se tal valor estiver vinculado às características do serviço.
Hospedagem
Antes de decidir onde se hospedar, é aconselhável que o consumidor busque obter o máximo de informações sobre o local: acomodações, serviços disponíveis, localização, horários de início e término da diária etc. Todas as condições oferecidas devem estar documentadas e o consumidor deve conservar essas informações.
Overbooking
Caso haja venda de mais passagens do que o número de assentos disponíveis, a empresa é obrigada a acomodar o passageiro em um voo alternativo, arcando com as despesas relacionadas a refeições, telefonemas, transporte e hospedagem ou, ainda, reembolsá-lo. A companhia aérea também deve pagar uma compensação financeira ao passageiro afetado.
Bagagens aéreas
É crucial que o consumidor esteja ciente das regras para o transporte de bagagens, que podem ser consultadas nos sites das companhias aéreas.
As companhias podem determinar a quantidade de volumes e dimensões da bagagem de mão. É recomendável levar objetos de valor e documentos na bagagem de mão. Em viagens internacionais, por motivos de segurança, existem restrições quanto a bagagens de mão e pertences pessoais.
As bagagens despachadas podem ter um custo adicional, e cada companhia aérea define suas regras e tarifas. Certos tipos de bagagem devem ser obrigatoriamente transportados no compartimento de carga dos aviões. Após o check-in, a companhia é responsável pela bagagem e deve indenizar o consumidor em caso de extravio ou danos.
Férias e inadimplências
Para pais, mães e muitos avós, o mês de janeiro é sinônimo de férias escolares. E o desafio é entreter as crianças sem gerar grandes despesas. Lucas Moura, consultor financeiro da TudoNoBolso, fala sobre a importância, de um planejamento financeiro cuidadoso nesse período. Ele recomenda que os responsáveis elaborem um orçamento específico para as atividades de férias, permitindo que as crianças desfrutem de experiências divertidas sem comprometer a saúde financeira da família.
Uma dica importante é priorizar atividades gratuitas ou de baixo custo, como passeios em praças, parques e museus, que muitas vezes oferecem entrada franca ou promovem eventos especiais durante o mês de janeiro. Além disso, momentos simples em família, como piqueniques e noites de jogos, podem ser igualmente gratificantes e enriquecedores.
O consultor financeiro da plataforma digital que atua como correspondente bancário no país, seguindo as diretrizes da Resolução nº 4935/2021 do Banco Central, destaca a importância da organização para evitar gastos desnecessários, como passeios de última hora. “Para viagens familiares, o crédito consignado é uma opção viável devido às taxas baixas. Em casa, os pais podem explorar dias temáticos e atividades criativas, além de organizar rodízios de cuidados entre famílias para garantir descanso e momentos de qualidade, sempre com um bom planejamento”, finaliza o especialista.
A personalização é a palavra-chave. O turista valoriza pacotes que atendem suas necessidades específicas. Ouvir o consumidor e adaptar ofertas é a nova estratégia vencedora para negócios turísticos, os quais têm potencial ilimitado.