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Brasileiros se sentem mais vivos quando estão de férias, aponta estudo

Brasileiros se sentem mais vivos quando estão de férias, aponta estudo

Pesquisa mostra que viagens de relaxamento, espontâneas e com doses de surpresa estão fazendo a cabeça de quem está planejando viajar

Viajar é, sem dúvida, um momento muito esperado, seja por explorar novas culturas, tradições, culinárias e costumes. Conhecer novos destinos mexe com as emoções e expectativas do viajante. Só de começar a escrever este texto, minha mente vagueia por tantos destinos a serem contemplados. Mas, o fato é que, faltando dias para o fim do ano, já está mais do que na hora de começar a pensar e planejar viagens para o próximo ano.

No Brasil, o setor de turismo está bastante otimista. De acordo com o Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o setor deve encerrar o ano com alta de 13%. Segundo a projeção da entidade, em valores absolutos, serão R$ 22 bilhões a mais em comparação com o ano passado.

Para entender o que os consumidores viajantes querem para 2024, o Booking realizou um levantamento com quase 28 mil viajantes de 33 países e territórios, que forneceram previsões de viagem. O principal resultado? As viagens vão assumir um protagonismo na vida das pessoas no ano que vem.

Segundo a pesquisa, os brasileiros são a segunda nacionalidade que se sente mais viva do que nunca quando está de férias (88%) – atrás apenas dos tailandeses, e empatados com os chineses.

Arjan Dijk, vice-presidente Sênior e Diretor de Marketing da Booking, avalia que as viagens estão sendo planejadas mais como lazer do que como fuga. “Nossas previsões de viagem para 2024 refletem a ideia de que viajar não é uma maneira de escapar da vida, mas sim um catalisador para vivermos da melhor forma possível.”

Entusiastas do alter ego

Os viajantes estão cada vez mais adotando a arte de criar alter egos durante suas férias. Em 2024, essa tendência está se tornando mais popular do que nunca, com um número significativo de pessoas ansiosas para se reinventar e explorar novas perspectivas de suas personalidades.

De acordo com a pesquisa, 37% dos viajantes pretendem desenvolver narrativas elaboradas sobre suas vidas reais ao interagir com outras pessoas durante suas viagens. Além disso, 42% deles desejam alugar carros melhores do que aqueles que normalmente dirigem, buscando elevar a experiência de suas viagens a um novo patamar. Para a indústria hoteleira, isso representa uma oportunidade de inovação e personalização das experiências dos hóspedes.

Experiências refrescantes

Com as temperaturas globais subindo, encontrar um local para escapar do calor é a prioridade de muitos viajantes em busca de relaxamento e conforto. Se você é um hóspede ou proprietário de uma propriedade de aluguel de temporada, este é o momento ideal para posicionar sua acomodação como a escolha ideal para aqueles que desejam se refrescar.

Aproximadamente três quartos dos viajantes afirmaram que estar perto da água traz uma sensação imediata de relaxamento. Para 56% dos brasileiros, as mudanças climáticas terão impacto na forma de planejar as férias em 2024, e 70% afirmam que, se a temperatura subir perto de casa, passarão as férias em um lugar mais fresco.

Abraçando a espontaneidade

Os viajantes estão buscando experiências mais espontâneas e cheias de surpresas, abrindo mão de itinerários planejados em favor da exploração do desconhecido. Em 2024, mais da metade dos viajantes planejam um desejo crescente de reservar viagens surpresa, em que tudo, desde o destino até as atividades planejadas, permanece um segredo até a chegada.

Além disso, 49% dos brasileiros preferem se aventurar em destinos alternativos e quase praticamente 3 em cada 10 (28%) afirmou que viajaria com pessoas desconhecidas.

Culinária

A experiência gastronômica muitas vezes se torna uma das partes mais memoráveis e emocionantes de uma viagem. Segundo a pesquisa da Booking, quase dois terços dos viajantes entrevistados afirmaram que têm um interesse crescente em descobrir os pratos “imperdíveis” de um destino.

A gastronomia tem se destacado como um componente central nas experiências de viagem, e proprietários de hotéis, pousadas e restaurantes podem aproveitar essa tendência crescente para atrair entusiastas da culinária. Quatro em cada cinco viajantes anseiam por explorar a culinária local e provar pratos nativos para poder criar uma narrativa repleta de sabores de diversas partes do mundo.

Valor x Luxo

Mais de 50% dos viajantes pretendem escolher destinos mais acessíveis, muitas vezes perto de suas casas, ou lugares mais baratos do que suas cidades de origem. Além disso, 47% dos pais planejam viajar com seus filhos fora da alta temporada para economizar nas férias.

Sustentabilidade

Os viajantes modernos estão cada vez mais preocupados com a pegada ambiental de suas escolhas, e essa preocupação se reflete nas preferências de acomodação. Segundo nossa pesquisa, 73% dos hóspedes têm maior probabilidade de reservar uma propriedade que implemente práticas sustentáveis.

Além disso, os parceiros que já abraçam a sustentabilidade não estão apenas contribuindo para um planeta mais saudável, mas também estão criando experiências inesquecíveis para os hóspedes.



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