Pesquisar
Close this search box.
/
/
Procura por seguro viagem dispara no Brasil, segundo CNseg

Procura por seguro viagem dispara no Brasil, segundo CNseg

Crescimento da demanda acompanhou aquecimento do mercado de turismo. Saiba quais cuidados tomar ao escolher o melhor seguro para a sua viagem

Seguindo uma tendência de alta do mercado de turismo, a procura por seguros viagem quase triplicou no Brasil em 2022. De acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), a demanda pelo produto cresceu 167% no ano passado em relação a 2021. A arrecadação das seguradoras com esse tipo de seguro ultrapassou R$900 milhões de reais. Em relação às indenizações pagas, a CNseg registrou um aumento de 77% no período, o que corresponde a um total de R$312 milhões de reais.

A Confederação afirma que os dados retratam o comportamento dos consumidores no pós-pandemia. Segundo a CNseg, a Covid-19 e as medidas de isolamento social trouxeram impactos significativos no turismo, que respingaram diretamente no mercado de seguros viagem nos anos de 2020 e 2021. Os números referentes à procura por esse tipo de seguro em 2022 superaram em 55,4% o somatório da arrecadação do setor nos dois anos de pandemia.

O estado que mais arrecadou no segmento foi São Paulo, com R$ 685 milhões de reais. Em seguida aparece o Rio de Janeiro (R$ 71,3 milhões) e Minas Gerais (R$ 24,4 milhões). A dobradinha da região Sudeste se manteve no ranking de indenizações, tendo São Paulo na liderança, com quase R$ 238 milhões, seguido pelo Rio de Janeiro, com R$ 10,5 milhões. Em relação às indenizações, Minas Gerais perde a terceira posição para o Paraná, com R$ 7,6 milhões pagos.

Para Alexandre Leal, diretor técnico e de estudos da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), além de acompanhar o aquecimento do setor de turismo e de viagens, a alta na demanda de seguros mostra como eles já estão incorporados na vida dos viajantes.

“Esta alta indica que há consciência por parte de muitos viajantes de que este tipo de seguro deve fazer parte de um bom planejamento de viagem, além de evitar aborrecimentos e despesas com imprevistos, não apenas relacionados à saúde, mas também com atrasos de voo e até extravio de bagagem”, explica Alexandre.

Como escolher seu seguro viagem?

A CNseg reforça que o seguro viagem é um companheiro para quem quer se divertir e conhecer lugares novos sem preocupação. Além de ser indispensável para a entrada em alguns países, como nos Estados Unidos e no Canadá, o seguro protege os viajantes em caso de emergências médicas, bagagem perdida e até cancelamento da viagem.

O seguro viagem garante, ao segurado ou aos seus beneficiários uma indenização, limitada ao valor do capital segurado contratado, na forma de pagamento do valor contratado, de reembolso ou de prestação de serviços: no caso de ocorrência de riscos cobertos, relacionadas à viagem, durante período previamente determinado, nos termos estabelecidos nas condições contratuais.

Nos casos em que o seguro não é uma exigência do país de destino, o consumidor deve ter a liberdade de escolher se quer ou não contratá-lo. Muitas vezes esse seguro é oferecido aos viajantes pelas agências de viagens no momento da compra de passagens e pacotes. O consumidor deve analisar a oferta, consultar o seu plano de assistência médica para saber se existe cobertura na região para onde está indo e, quando não tiver, fazer uma comparação de preços do seguro oferecido pela agência com outros do mercado, para escolher a opção mais vantajosa.

Além disso, é importante que o consumidor fique atento às cláusulas contratuais e se informe sobre o serviço de saúde no local de destino, principalmente nos casos de viagens internacionais. Uma das cláusulas importantes a ser observada é o período de vigência do seguro, para ter certeza de que ele está válido por todo o período desejado e se a data do contrato está de acordo com a prevista para a viagem.

Conferir o tipo e extensão da cobertura também é essencial. Outro ponto que o consumidor deve observar são os valores máximos de reembolso e indenização. É bom lembrar que as agências de turismo não podem vincular a compra do pacote de viagem ou das passagens aéreas à contratação de qualquer seguro, porque isso caracteriza “venda casada”, que é uma prática abusiva que fere o direito dos consumidores.

O valor do seguro viagem vai variar de acordo com o destino e o tempo de permanência do turista no exterior.As seguradoras devem garantir assistência aos viajantes, dando acesso ao atendimento necessário para solucionar o problema que surgir, e também reembolsos e indenizações, em casos de prejuízos referentes a imprevistos cobertos pelo seguro viagem.


+Notícias

Evento debate regulação, experiência e desafios do relacionamento com clientes

10 dicas para o folião curtir o carnaval com segurança

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]