Pesquisar
Close this search box.
/
/
Vai comprar dólar? Fique atento às variações da moeda

Vai comprar dólar? Fique atento às variações da moeda

Pesquisa revela que o preço do dólar pode oscilar muito entre cidades brasileiras e ressalta a importância de pesquisar o câmbio antes de viajar

 

Quem costuma viajar muito usa um ditado engraçadinho: quem converte não se diverte. No entanto, com dólar beirando os R$ 4,00, essa frase pode não ser mais tão engraçada assim. E a necessidade de economizar é cada vez maior, de modo que centavos fazem muita diferença. De todos os detalhes que envolvem o planejamento da viagem, a compra da moeda do destino pode impactar muito o bolso na hora de viajar.
 
Para facilitar a vida dos turistas que pretendem viajar por esses dias, a MelhorCambio.com realizou uma pesquisa interessante. O site de comparação de taxas de câmbio detectou que o dólar pode variar até R$ 0,20 entre uma casa e outra.

A pesquisa avaliou o preço de venda do dólar turismo em espécie nas principais casas de câmbio de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, entre agosto e outubro deste ano. Ao todo foram analisadas mais de 129 mil cotações feitas em casas de câmbio.

VariaçãoDolar

O estudo constatou que o Rio de Janeiro é a cidade onde o preço médio de venda do dólar turismo é menor, seguido por São Paulo. Felipe Amaral, coordenador da pesquisa e cofundador do MelhorCambio.com, explica que essa variação se deve principalmente aos custos logísticos das moedas: “Todas as moedas em espécie chegam em São Paulo e precisam ser distribuídas para todo o país. Com exceção do Rio de Janeiro, o dólar se torna mais caro à medida em que o destino se distancia de São Paulo.”

Uma possível explicação para que o dólar seja ainda mais barato no Rio de Janeiro é o número elevado de turistas que visitam a capital carioca e trocam suas moedas diretamente nas casas de câmbio da cidade, reduzindo o seu custo de compra e consequentemente o seu preço de venda.

Por outro lado, a pesquisa também revelou que essas duas cidades apresentam a maior variação das taxas cambiais entre uma casa de câmbio e outra. O Rio de Janeiro foi a cidade com a maior oscilação entre os preços do dólar, seguida por São Paulo. No Rio, a diferença entre a menor e a maior cotação chegou a R$ 0,20 e em São Paulo, esse número chegou a R$ 0,16. Para se ter ideia, Belo Horizonte e Curitiba, no mesmo período, apresentaram um variação de R$ 0,10 entre suas casas de câmbio.

Parece pouco, mas em uma compra de US$ 2.000, uma variação de R$ 0,20 pode representar uma economia de R$ 400. Diante desse cenário, pesquisar a casa de câmbio com a menor cotação se tornou fundamental para quem quer viajar ao exterior e economizar na hora de comprar moeda estrangeira.

O estudo também revelou que, entre agosto e setembro, houve um aumento de 11% no câmbio médio do dólar turismo, em todas as quatro cidades avaliadas, seguido de uma queda de 1% em outubro.
 
Com informações da MelhorCambio.com

Leia Mais:
Como o valor do dólar afeta seu bolso neste fim de ano?
7 produtos que vão ficar mais caros por causa do dólar
Dólar: como superar uma das maiores altas?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]