Pesquisar
Close this search box.
/
/
Idosos online: uso da internet dispara entre público 60+

Idosos online: uso da internet dispara entre público 60+

Celular é apontado como dispositivo mais usado para o acesso da internet, e uso de computadores cai entre todas as faixas etárias

Apesar de os idosos ainda fazerem parte dos grupos etários com menor percentual de pessoas que usaram a internet em 2022 – o outro é composto pelas crianças –, o acesso à rede dentro dessa faixa etária acelerou nos últimos anos e foi o maior entre todas as outras. Em 2016, os brasileiros que tinham 60 anos ou mais e se conectavam com o mundo virtual eram 24,7%. Em 2022, cresceu para 62,1%.

É importante salientar ainda que, de acordo com o Censo Demográfico 2022, elaborado pelo IBGE, a população idosa no Brasil tem aumentado. Pessoas que têm mais de 60 anos somam 32.113.490, e representam 15,6% da população. Em relação a 2010, quando o percentual era 10,8% com 20.590.597 idosos, o aumento foi de 56%. O índice de envelhecimento era de 44,8 em 2010, e chegou a 80,0 em 2022. Ou seja, para cada 100 crianças de 0 a 14 anos, há 10 idosos.

Estudantes da rede privada de ensino têm mais acesso à internet

Quando o estudo passou a considerar a rede de ensino e a relação com o acesso à rede, foi notada uma diferença no uso da internet por parte dos estudantes. Aqueles que estão em instituições privadas e têm conexão com o ambiente virtual são 98,4%, contra 89,4% da educação pública.

Além disso, os dispositivos usados pelos estudantes se diferem de acordo com a rede de ensino. Enquanto 75% daqueles que estão na rede privada usam a internet por microcomputador, entre os alunos da rede pública esse percentual cai para 31,2%.

Ao segmentar para o uso de internet dentro das redes públicas de ensino, o PNAD mostrou que 8,9% das pessoas que utilizaram a conexão afirmaram ter acessado o serviço gratuitamente em escolas, universidades ou bibliotecas públicas. Já quanto ao número de estudantes brasileiros do ensino público que utilizaram a rede durante o período do estudo, o percentual é de 26,7%.

Como é o uso da internet no Brasil? Por quem? E para quê?

Os dispositivos mais usados:

  • Celular: 98,9%, como meio mais usado;
  • Televisão: 47,5%, que em 2016 tinha um percentual de 11,3%;
  • Microcomputador: 35,5% em 2022, com uma queda significativa, pois em 2016 o percentual era de 63,2%;
  • Tablet: caiu de 16,4% em 2016 para 7,6% em 2022.

A frequência do uso da internet no Brasil também mudou durante os anos. Em 2022, 93,4% dos brasileiros estavam conectados todos os dias e apenas 2,7% não usavam a rede de forma tão habitual, entre cinco e seis dias semanalmente. Outros 3,2%, acessaram a conexão entre uma e quatro vezes por semana. Já os que estavam na internet menos de uma vez por semana eram 0,7%.

O estudo mostrou ainda a finalidade do uso da internet no Brasil:

  • Receber chamada de voz ou vídeo: 94,4%;
  • Troca de mensagens por aplicativos: 92%;
  • Assistir vídeos, séries, programas e filmes: 88,3%;
  • Usar as redes sociais: 83,6%;
  • Ouvir músicas, rádio ou podcast: 82,4%;
  • Ler jornais, notícias, livros ou revistas pela internet: 72,3%;
  • Acessar banco ou instituições financeiras: 60,1%;
  • Enviar ou receber e-mails: 59,4%;
  • Jogar: 32,4%.

O faz uma pessoa a não acessar a internet?

A condição social e o grau de instrução continuam como os principais motivos que limitam o acesso dos brasileiros à rede. Entre as 185,4 milhões de pessoas com 10 anos ou mais abordadas pelo estudo, 12,8% não tinham usado a internet no período da pesquisa. 78,5% desse grupo são pessoas sem instrução ou com o ensino fundamental incompleto. Além disso, aqueles que têm entre 60 anos ou mais representam 52,3% dos brasileiros que não têm conexão.

Além disso, 47,7% desse grupo que não tem acesso à rede alegou como motivo a falta de conhecimento sobre o uso, e outros 23,5% disseram não ter necessidade. A situação financeira também foi apontada, e 16,2% consideram que o serviço de internet ou os equipamentos eletrônicos para o uso no Brasil são caros. Já na Região Norte, o sinal não está disponível para 9,7% e 8% na área rural.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]