A forma como as empresas veem o varejo está mudando. Uma das tendências que mais cresce é a expansão das marcas nativas do digital para o varejo físico. Atenta a esse movimento, a Urban Performance, marca de moda masculina da Aramis Inc., lançada há três anos, acaba de inaugurar sua primeira flagship no Shopping Morumbi, em São Paulo.
A escolha do local foi estratégica e levou um ano e meio para ser definida. Segundo Richard Stad, CEO da Aramis Inc., a localização é o segredo de uma operação bem-sucedida. “Sou varejista há 18 anos e entendi que a maior potência para a marca seria uma esquina bem-posicionada, perto dos concorrentes masculinos. Isso dá ao consumidor a oportunidade de conhecer a Urban, experimentar os produtos e se apaixonar pela marca”, afirma Stad.
Projeção de crescimento
Em apenas dois anos, a marca apresenta um crescimento anual sólido e consistente de 46%. Com o reforço na sua capilaridade por meio da presença em uma praça extremamente estratégica para o negócio, a projeção de faturamento da nova loja da Urban é de R$6 milhões para 2025. Além disso, a marca pretende inaugurar novas lojas físicas em São Paulo, com projeção de crescimento da receita em 60% e potencial para representar 8,5% do faturamento da Aramis Inc. neste ano.
Para Richard Stad, este é um marco para a consolidação da Urban no varejo físico, que já apresenta forte crescimento no digital, com uma expectativa de ampliar a visibilidade da marca e sua participação no faturamento do grupo. “Acreditamos fortemente no potencial de crescimento da Urban e os números conquistados são uma prova disso. Apenas nos canais digitais, registramos um aumento de 130% em 2024, e na loja Aramis do MorumbiShopping, as vendas de itens Urban já representam 24% da receita do ponto de venda”, afirma Stad.
Experiência imersiva além das telas
Os consumidores, especialmente os mais jovens, buscam experiências de compra que vão além do digital. Eles querem tocar, sentir e interagir com os produtos, e a nova loja foi pensada para proporcionar essa imersão.
“Sou apaixonado pelo varejo físico. Acredito que o segredo de uma marca é integrar a experiência digital e física, oferecendo ao cliente pontos de contato conectados. Uma loja física é essencial para tangibilizar não apenas o produto, mas o lifestyle que a marca constrói”, explica Stad.
Um dos diferenciais da flagship é a localização dos provadores. Enquanto a maioria das lojas os posiciona nos cantos, a Urban optou por colocá-los no centro, proporcionando uma experiência diferenciada. “Queríamos que os clientes provassem as roupas e interagissem com a marca de forma natural. O provador foi pensado para ser um espaço confortável, incentivando a experimentação e tornando a jornada de compra mais fluida”, destaca Stad.
Tecnologia a serviço do conforto
A Urban Performance também se diferencia pelos tecidos tecnológicos. Com a proposta de unir performance e sofisticação, as peças da Urban combinam a tecnologia dos tecidos esportivos com o refinamento da alfaiataria. Os itens trazem atributos como proteção UV, acabamento antiodor e fácil manutenção, além de um design minimalista que se adapta a múltiplas ocasiões – do escritório aos momentos de lazer.
“Sempre buscamos tecidos tecnológicos do universo esportivo e os adaptamos para um lifestyle urbano. Nossos tecidos contam com propriedades como proteção anti-odor, facilidade para passar e tecnologia termo-reguladora, que auxilia na recuperação muscular e na energia do corpo ao longo do dia”, explica Stad.
Em 2024, a marca passou por uma reformulação em sua identidade visual e comunicação, conduzida pela agência Hard Cuore a partir de um estudo que analisou a percepção dos consumidores em relação ao seu posicionamento. A loja no MorumbiShopping, que conta com espaço de 110m2, já reflete esse novo posicionamento, com um projeto de store design totalmente inovador desenvolvido pela agência Vimer Retail Experience.
“Identificamos um desalinhamento entre a imagem que queríamos projetar e a forma como éramos percebidos. Muitos consumidores associavam a Urban à moda esportiva, quando, na verdade, nosso diferencial é transportar a tecnologia das roupas esportivas para um estilo sofisticado, pensado para o dia a dia agitado do homem moderno”, explica Richard Stad.
Atualmente, as roupas da Urban também são vendidas no e-commerce, em 300 lojas multimarcas e em 20 corners localizados dentro de lojas da Aramis.
Planos de expansão
O projeto da Urban Performance está no começo, no entanto, a Aramis Inc. já possui 130 lojas e planeja chegar a 200 em breve. Já a Urban conta atualmente com quatro unidades, e a expectativa é que mais uma flagship seja inaugurada ainda este ano em São Paulo.
“Estamos ajustando o modelo e, a partir de 2026, iniciaremos a expansão nacional com todo o conhecimento que adquirimos no mercado”, conclui Stad.