/
/
O universo dos games visto por dentro

O universo dos games visto por dentro

Não há dúvidas de que um dos setores mais antenados com o seu público é a indústria do videogame. Os maiores players do entretenimento digital estiveram presentes no Conarec e deram detalhes sobre esse universo, alguns deles bem polêmicos

Normalmente, associa-se o uso da palavra fanatismo a uma ideia retrógrada ou mesmo exagerada. De fato, essa é uma ideia recorrente e associada a expressão presente no parágrafo anterior. Mas quando o assunto é videogame, nem sempre essa ideia é negativa. Na verdade, tanto as produtoras quanto a indústria indiretamente ligada aos games conhecem como poucos o ponto central do Conarec: consumidores, aqui chamado de gamers.

No painel “O fanatismo saudável – o pode dos games em sua conexão inigualável com os consumidores”, o lúdico ficou fora do sala – ou quase. Os mais importantes players do mercado de games debateram sem rodeios os negócios e o engajamento com o cliente do maior mercado de entretenimento do mundo. Os videogames, claro.

Guilherme Camargo, professor da ESPM e CEO SIOUX (uma agência especializada em mídias interativas, o que inclui games) conduziu os principais representes do mercado de games. Camargo, que também foi um executivo da Microsoft na área do XBox, passeou pelo universo do entretenimento digital. E sobrou até polêmica.

A pergunta do professor da ESPM deu o tom do feroz painel que se seguiu no Conarec. “Eu gostaria que vocês falassem da BGS, a Brasil Game Show…”, disparou. Todos ressaltaram a importância do maior evento de diversões digitais da América do Sul. No entanto, três dos quatro debatedores não pouparam críticas ao BGS e o motivo não poderia ser outro: há indícios de que o evento, inicialmente voltado para a experiência de novidades, está se transformando em um evento pró-varejo (ou seja, “vá ao evento e compre de tudo um pouco”).

O mais ácido foi Leo De Biase, head de marketing e relações públicas na América Latina da NVDIA – uma empresa que fornece placas de vídeos, especialmente para PC Games. “Há uma red flag no evento. Hoje, as pessoas vão lá (BGS) por causa do conteúdo. No entanto, notamos uma tendência: há uma diminuição da experiência para o visitante e um aumento na parte do varejo, da venda. Deveria ser justamente o contrário. Estamos falando de uma mudança que não é positiva”, afirma.

A acidez dos comentários de De Biase continuou e alcançou as maiores instâncias do evento. “É uma ferramenta importante, mas é muito dificil para empresas presentes na BGS. O processo presente é algo ainda não muito profissional. A feira vem crescendo, mas não da forma adequada. Penso que é muita responsabilidade para que eles sejam os bastioes dos games na região.”, afirma.

Willen Puccinelli, diretor de Xbox Microsoft, também direcionou o seu comentário para a BGS. “Não há dúvida que o evento ajuda na conexão do consumidor com a marca. A BGS é fundamental. No entanto, há uma carência de infraestrutura”, afirma.

YouTubers gamers

Mas nem tudo foi crítica. Houve uma rara imersão dentro desse universo do entretenimento. Fábio Botallo, head de marketing da Hyper X (uma empresa que comercializa head sets e que se transformou em uma febre entre os gamers) falou sobre o relacionamento das marcas com os YouTubers gamers, a maior casta de produtores de conteúdos em vídeo do canal.

Botallo falou dos primeiros relacionamentos e a evolução desse contato com os vlogueiros. “Hoje, há um profissionalismo entre os vlogueiros não visto há dois anos. Afinal, esses influenciadores falam bem do seu produto em uma semana e na outra defendem o concorrente. É uma relação difícil. Encontrar um bom influenciador é um trabalho bem minucioso, feito com pinça mesmo”, afirma.

Público feminino

Outro aspecto polêmico e abordado por Camargo, da Sioux, com os convidados é a questão do gênero. Afinal, qual o perfil dos jogadores no Brasil. Hoje, mulheres são as maiores jogadores do país. Mas nem sempre foi assim.
AlessandroBonfim, fundador e CEO da SAG School of Art Games and Animation, lembra que nos primordios da maior rede de produtoras de talentos para o universo gamer há uma disparidade alta. “Em 2010, cerca de 90% dos nossos alunos eram homens. Hoje, as mulheres representam 42% do nosso público. Vivemos um momento importante de transição no mercado”, afirma.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]