Pesquisar
Close this search box.
/
/
Um só varejo

Um só varejo

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Inteligência de Negócios do Grupo Padrão Na última semana um contingente expressivo das maiores lideranças do mercado varejista brasileiro esteve presente ao Brazilian Retail Week 2014. Sob o tema ?Varejo em transformação, competitividade em foco?, estes executivos puderam debater, assistir, compartilhar e absorver conhecimento e informações relevantes para nortear seus negócios em um cenário desafiador.

Nos próximos meses, o Brasil terá eleições gerais e, qualquer que seja o resultado, os negócios de varejo deverão se preparar para enfrentar e superar as dificuldades geradas por uma série de fatores, tais como: uma economia possivelmente claudicante, consumidores mais e mais exigentes, conectados e à procura de melhores preços, necessidade de investimentos mais intensos em tecnologia, os gargalos gerados pelo Custo Brasil e a busca intensa por operações mais eficientes e competitivas.

O tema competitividade está na ordem do dia. Ele converge ao mesmo tempo em que outros fatores de pressão fustigam o varejista nacional: mobilidade, experiência do cliente, governança, consolidação (processos de fusões, aquisições ou incorporações), incertezas econômicas. Como conciliar o cotidiano com tantas questões a afligir e impactar as operações? Como traçar cenários diante de um contexto onde volatilidade e instabilidade são regras? Que tipo de preparo e de recursos uma liderança precisa mostrar para levar adiante um negócio em um panorama tão repleto de variáveis?

No BR Week, cada participante teve contato com inovações, práticas e conceitos diferentes. Um conjunto diversificado de informações que permitiu a cada executivo construir a sua visão e incorporar ensinamentos aplicáveis e replicáveis em sua loja, sua rede, seu negócio. Mas por trás dessa bem-vinda individualização reside uma necessidade premente, urgente para o mercado varejista como um todo: ganhar maior representatividade, poder de interlocução e reivindicação institucional. Porque a busca por competitividade depende em parte da capacidade e do mérito de cada empreendimento. Mas também depende de condições externas a cada empresa: racionalização da carga tributária, flexibilização da legislação trabalhista (sem diminuição de direitos mas com adequação a novos formatos de trabalho diante das exigências e possibilidades da economia digital). Infelizmente, a coordenação de condições externas e internas demanda uma visão mais abrangente e uma atuação mais decidida, que ultrapassa as competências e possibilidades das empresas e mesmo das associações de cada segmento do varejo nacional.

Foi com entusiasmo que vimos os diversos segmentos que compõem o varejo perceberem, durante o BR Week, que a sua força institucional conjunta, assentada sobre números que beiram os 10 milhões de empregos gerados, não pode mais ser refém de uma atuação individual. O varejo pede uma voz. E esta voz uníssona, que congregou, no BR Week, diversos líderes de entidades como a ABF, a APAS, a CNDL, a ABRASCE, ACSP e IDV, foi o ponto de partida para assegurar um varejo mais forte, competitivo e saudável.

A partir do painel ?EM BUSCA DE UMA VISÃO ÚNICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO VAREJO BRASILEIRO?, iniciativa inédita de NOVAREJO especialmente para o Brazilian Retail Week, estas lideranças perceberam a necessidade de uma atuação mais afinada, para a organização de uma pauta comum a ser defendida junto aos candidatos a presidente e governadores neste ano eleitoral. Uma nova reunião entre estes profissionais engajados na causa de defender e trabalhar para o desenvolvimento do varejo brasileiro está marcada para o dia 04/09, o que foi anunciado ao vivo durante o BR Week.

NOVAREJO sente-se gratificada por participar deste momento único para o varejo nacional. E coloca-se à disposição para ecoar a nova voz única deste setor que é o grande impulsionador da economia nacional nos últimos anos. Nós sempre enxergamos o varejo como um só. E este varejo, do alto de seus 10 milhões de trabalhadores e milhares de empreendedores, visionários e competidores, pede passagem. O mercado e a economia brasileira ficam mais sólidos a partir de um varejo mais forte.

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Inteligência de Negócios do Grupo Padrão

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]