Em uma busca incessante por fidelizar clientes, marcas têm utilizado como estratégia os cartões co-branded. Essa modalidade de cartão de crédito, tem se tornado uma opção cada vez mais popular entre os brasileiros, permitindo-lhes realizar compras em diversos estabelecimentos, sem estar presos a uma única marca. De acordo com os dados fornecidos pela Visa, a utilização desses cartões experimentou um crescimento nos últimos anos. Entre 2020 e 2023, triplicou praticamente o uso da modalidade desses cartões.
Mas afinal, o que são os cartões co-branded e por que estão ganhando tanto espaço no mercado brasileiro? Os cartões co-branded são frutos de parcerias entre empresas de diferentes setores, como varejo, turismo, entretenimento, e instituições financeiras, como bancos e bandeiras de cartão de crédito. Esta parceria permite que os clientes tenham acesso a benefícios exclusivos, como descontos em produtos e serviços de empresas parceiras, acumulação de pontos em programas de fidelidade, entre outros.
Outros números ajudam a entender o sucesso dessa modalidade de cartão no Brasil. O estudo The Loyalty Report, lançado em setembro de 2023 pela Visa junto à Bond, consultoria especializada em experiência e fidelização de clientes, apontou que 49% dos brasileiros entrevistados estão muito satisfeitos com os seus programas co-branded, o segundo patamar mais alto da América Latina e um dos maiores do mundo. A pesquisa foi conduzida em 26 países e examinou aproximadamente 60.000 consumidores de mais de 15 setores diferentes.
O estudo apontou ainda que no Brasil, 54% dos portadores de cartões co-branded de companhias aéreas aumentaram seus gastos com a credencial nos últimos 18 meses. Além disso, globalmente, os portadores desses cartões gastam 40% mais com a empresa dona do cartão do que aqueles que não possuem o cartão.
O Diretor-executivo de Soluções Co-branded da Visa da América Latina e Caribe, Rafael Littieri, explica que o sucesso vem na esteira de inovações tecnológicas como pagamentos por aproximação, cashback e carteiras digitais.
“Essas tecnologias têm o objetivo de melhorar a experiência de uso desses cartões e permitiram que as empresas experimentassem novas maneiras de se relacionar com os consumidores em diversos setores da economia. Há algum tempo, e-commerces, lojas de roupas e varejistas já apostavam nas credenciais co-branded. Hoje, aplicativos de delivery, lojas de cosméticos e muitos outros segmentos já iniciaram projetos com as credenciais co-branded como uma estratégia segura e sustentável”.
As empresas perceberam que aplicar esse modelo aos seus produtos é ter uma forma efetiva de abarcar novos públicos em diferentes nichos, atrair e fidelizar consumidores que são clientes de mais de uma empresa e se destacar perante a concorrência. Do outro lado, quem tem credenciais co-branded pode ter acesso a condições exclusivas e mais personalizadas de acordo com suas preferências e hábitos de compra.
O material da Bond mostrou que o fator financeiro segue sendo um benefício muito valorizado pelos clientes, como descontos exclusivos, recompensas, pontos de fidelidade e milhas, por exemplo. No entanto, outros atributos de fidelização têm ganhado importância para o fator de satisfação, como experiências exclusivas, acesso a eventos e iniciativas especiais das marcas envolvidas.
Segundo a pesquisa, no Brasil, 84% dos entrevistados indicaram que o principal fator de satisfação com seu co-branded está relacionado à experiência de uso. Os outros 16% prezam mais pelos benefícios financeiros que os cartões podem trazer. Outros fatores de satisfação para os brasileiros em relação aos programas co-branded foram mapeados na pesquisa, como a experiência sem fricção e os serviços customizados. Os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes em relação.