O varejo está passando por um período difícil. Mas o mais importante agora é pensar como conseguir garantir resultados mesmo agora. Esta é a proposta do BR Week 2016, maior congresso de varejo do País, que começa hoje (28), em São Paulo. O evento, que está em sua sexta edição, tem como tema “Varejo Orientado a Resultados”. A proposta é oferecer o melhor conteúdo para que o setor possa se desenvolver de forma sustentável. E isso em meio a mudanças que vão além de fatores econômicos.
“Ao longo da sua jornada, o BR Week trouxe temas de vanguarda. Estamos levando a questão do varejo voltado a resultados, porque o varejo se esmerava na arte de pegar o trabalho mal feito da cadeia, botava preço e jogava para o consumidor. Mas tivemos com todo o cenário adverso um consumidor que não quer mais isso, não quer mais pagar por isso e o varejo precisa encontrar maneiras de se reinventar”, afirmou Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão, que edita NOVAREJO e organiza o BR Week.
Diante disso, diz, é preciso repensar todo o setor. “A maior crise que temos é no modelo de gestão no varejo. Deu certo enquanto estava voltado para as gerações X e Boomers, mas os Millennials já fazem parte da população e em 2020 serão maioria e com eles chegam novos e outros hábitos”, afirmou durante a abertura do congresso. “Hoje, temos duas mãos, mas ninguém quer mais carregar sacolas. Uma mão é para segurar o celular e outra para digitar. É o tap and pay generation”, disse.
Para entender melhor essas mudanças, o BR Week apresenta os principais insights do setor a fim de abrir possibilidades e oportunidades de crescimento. “O consumidor mudou e estamos em um processo de transformação radical e não adianta falar que a culpa é de Brasília. Não precisamos depender de Governo. A classe política não ajuda. Precisamos de um choque de inovação e criatividade para fazer a diferença. Tudo é incerto, mas a mudança veio para ficar”, diz. Quem quiser acompanhar essa mudança e o que fazer para ter resultados, acompanhe o BR Week 2016.