Conhecer o mundo do café e traduzir essa história em uma marca. Este foi o tom da visita técnica realizada no último dia de BR Week, maior congresso de varejo do País. Durante o encontro, congressistas visitaram o Nespresso Expertise Center, local da marca em São Paulo que tem a missão de difundir a cultura do café. “Nespresso é baseada em três grandes pilares: o café de alta qualidade, máquinas da mais alta tecnologia e o melhor serviço que a gente pode oferecer para os nossos clientes”, disse Karina Otsubo, analista de comunicação interna da marca. Este ano, a Nespresso completa dez anos no Brasil e 30 anos no mundo.
Para conhecer essa história, os congressistas realizaram um tour com Edson Júnior, consultor de treinamento da marca, pelo Nespresso Expertise Center. Lá, viram um verdadeiro pé de café – há de mais 100 na parte externa do centro. Conheceram também, a história de como o grão se transformou em uma das bebidas mais famosas e democráticas do mundo.
“O café foi descoberto 575 Antes de Cristo, na atual Etiópia. Os árabes foram os responsáveis por transformar o café como a gente conhece hoje, nos anos 600. E anos depois os europeus descobriram e disseminaram a bebida pelas colônias”, contou o especialista. As mudas do grão chegaram às Américas pelas mãos dos franceses. E entrou no Brasil por Belém, no Pará, onde começaram os primeiros cultivos. A partir do século 18, quando a família real portuguesa chegou ao Brasil, o País se transformou em uma potência do café, chegando a exportar 70% do café consumido no mundo.
A Nespresso está presente em 11 países, por meio de 70 mil produtores, que atuam dentro do programa Triplo AAA, de boas práticas. “A Nespresso atua do fruto à xícara. Cuidamos do produtor e de todo o processo de seleção de grãos”, afirma Edson. O programa envolve práticas sustentáveis, mão de obra, conhecimento de terra, de ensacamento. Os grãos colhidos ao redor do mundo são enviados a Suíça, onde a marca tem fábricas com tecnologia para torrar o grão conforme a origem e fazer o encapsulamento. É de lá que saem as famosas cápsulas.
A marca tem atuação forte com experiência. Ao todo, tem 12 boutiques espalhadas pelo País e o e-commerce. O Nespresso Club une os dois canais. Enquanto nas lojas, os consumidores têm a experiência de saborear a bebida, na internet o consumidor encontra receitas, formas de harmonizar o café e outras informações sobre esse mundo. “A gente tenta trazer essa experiência de outras formas no e-commerce. Nas boutiques, vários clientes vão lá para conversar, para saber o que tem de novo, para se relacionar. E é isso que a Nespresso propõe, que o momento de tomar o café não seja apenas tomar um café. É mais que o café”, diz Karina.