Quem lembra do “Ubercóptero”? Função estreada em 2016 para usuários de São Paulo que, trazia voos comerciais dos Aeroportos até famosos helipontos dos principais picos da cidade. O serviço não deslanchou e em pouco tempo a plataforma desabilitou a opção, que ofertava o preço inicial de R$ 66,00.
Já em 2017, a Uber investiu pesado no modelo aéreo de transporte. Estreou o Uber Elevate Summit, uma conferência anual para apresentar ideias e ouvir empresas aéreas sobre os próximos passos da companhia, que mira em uma nova tentativa de UberCOPTER.
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A edição de 2019, que aconteceu esta semana, aflorou-se em meio a polêmicas de um helicóptero comercial que colidiu com um prédio em Nova York, no bairro de Manhattan. O acidente levantou uma discussão no país sobre a necessidade do uso do transporte aéreo para viagens cotidianas. E isso seria um fator que, poderia atrapalhar o andamento das inovações ambicionadas pela Uber.
Antonio Campello, presidente e CEO da EmbraerX, braço inovativo da gigante aérea brasileira Embraer, apresentou o projeto que ainda está apenas no digital, do que seria a versão tupiniquim da aeronave inovadora do Uber Elevate, que promete, em modelo similar ao helicóptero, cortar congestionamentos e facilitar a locomoção nas grandes cidades.
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Um voo de Uber acessível e barato
Este modelo apresentado tem foco na simplicidade e no uso popular. A tecnologia da Embraer também mira a sustentabilidade, já que o protótipo apresenta uma versão que poderia ser recarregada eletricamente, sem combustíveis. O que já seria um grande avanço para diminuir a emissão de gases nocivos ao meio ambiente, em mais uma forma de transporte que pode contribuir enormemente para tal problemática urbana.
No próximo ano, a Uber pretende iniciar seus testes em três cidades: Melbourne na Austrália, Los Angeles e Dallas nos Estados Unidos. Apesar do envolvimento da EmbraerX, ainda não há previsão da chegada do serviço ao Brasil. Visto que, São Paulo é a terceira maior cidade mundial a utilizar o serviço de corridas por aplicativo.
A preocupação da EmbraerX, no entanto, é criar um modelo que seja seguro e possua as melhores certificações por órgãos oficiais. O CEO da empresa não informou se o modelo já estará preparado para os testes iniciais ou para a operação comercial, que deve começar com força total em 2023.