Pesquisar
Close this search box.
/
/
/
Uber testa ferramenta de gravação de corridas, como já existe em outros apps

Uber testa ferramenta de gravação de corridas, como já existe em outros apps

Gravação de áudio e vídeo melhora experiência e segurança, diferencial já existe em aplicativo StopClub, que cria comunidade de motoristas

O crescimento dos aplicativos de transporte e carona têm ajudado muitas pessoas diariamente na locomoção, seja para evitar o transporte público ou para chegar rapidamente ao destino. Porém, como acontece com qualquer nova tecnologia, também surgem novos crimes, tanto pelo lado do passageiro quanto do motorista.

Para transmitir mais segurança para ambos no carro, a Uber começou a testar uma ferramenta de gravação de vídeo das corridas pelo celular do motorista. O objetivo é melhorar a experiência do cliente – passageiros, e também condutores. No entanto, esse recurso já é usada há muito tempo no StopClub, criado em 2017. O aplicativo fornece exatamente o serviço de gravação em áudio e vídeo durante essa prestação de serviços, com potencial importância para a segurança de motoristas e passageiros nos aplicativos de transporte.

Ele teve eficiência comprovada recentemente: o caso do atropelamento do ator Kayky Brito foi registrado pelo StopClub de dentro do carro que o atropelou. O delegado alegou, na época, que as imagens foram cruciais para esclarecer as circunstâncias e inocentar o motorista.

A plataforma já registrou 750 mil downloads, e tem em torno de 250 mil usuários ativos, com aproximadamente 2,4 milhões de horas de gravação. “Estas profissões apresentam uma rotina de trabalho solitária e arriscada. É muito importante que os motoristas e entregadores por aplicativo tenham ferramentas que ofereçam o suporte que eles precisam. O StopClub além de oferecer mecanismos de segurança é, acima de tudo, uma grande rede de apoio”, conta Luiz Gustavo Neves, cofundador e CEO da StopClub

A plataforma vai muito além desse recurso de gravação de corridas em caso de suspeita de perigo ou assalto ao vivo, e traz várias outras funcionalidades para tornar a rotina de quem dirige mais segura e confortável, como compartilhamento de localização com outros motoristas na mesma região, canal de conversas com outros motoristas (Walkie Talkie), troca de experiências com motoristas de alta performance, indicação de serviços (oficinas, postos GNV e outros), além das funcionalidades de poder identificar quanto cada corrida poderá render financeiramente, além de poder ajustar o app, de acordo com seus objetivos financeiros, para recusar alguns tipos de viagens automaticamente. 

Como trabalhar em meio ao trânsito é estressante, principalmente nas cidades grandes, o aplicativo surgiu como um facilitador da vida dos motoristas, explica Luiz Gustavo Neves. “O trânsito em si já é caótico, estressante e exige muita atenção e, quem está ali na linha de frente são os motoristas, por isso desenvolvemos um serviço voltado para eles e sua maior comodidade e segurança. A StopClub funciona como uma grande rede de apoio e troca segura para eles”, destaca.

Além disso, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente. “Esse é o maior diferencial que temos, ao realmente oferecê-lo de forma gratuita, criamos uma comunidade muito grande que reúne tantos trabalhadores que usam o StopClub todos os dias para trabalhar melhor em todo o Brasil”, celebra.

Esses aplicativos de rastreio e monitoramento de viagens protegem não apenas os passageiros, mas também motoristas, como em relatos de condutores que sofreram sequestros e assaltos ao buscar um passageiro ou sofreram golpes de clientes falsos.

Outro aplicativo que oferec uma ferramenta parecida é o 99. A plataforma também tem uma ferramenta de caronas e dá a possibilidade do motorista ou do passageiro gravarem em áudio ou vídeo. Para mulheres, essa possibilidade é mais um mecanismo de segurança, levando em conta os incidentes de assédios que adicionalmente enfrentam e já foram compartilhados nas redes sociais.

Sem conhecer a StopClub, alguns motoristas já usavam câmeras nos veículos, enquanto passageiros mandam a localização para pessoas de confiança. A perspectiva é que, com ele, fique mais fácil para os dois lados se sentirem mais confiantes e seguros.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]