/
/
Uber se posiciona contra o preconceito em nova campanha

Uber se posiciona contra o preconceito em nova campanha

Em ação corajosa, empresa se posicionou em prol das mulheres, LGBTQs e pela segurança dos motoristas

A maioria das grandes marcas soltam grandes campanhas de comunicação no período de #CARNAVAL. Desta vez, após diversas polêmicas recentes, a Uber tomou uma posição corajosa que muitas empresas até hoje não tiveram a ousadia de fazer: posicionar-se claramente contra preconceitos sociais.

As peças de outdoor da campanha trazem frases claras como “Você é do bloco dos assediadores, racistas e LGBTfóbicos? A Uber não é para você.”

Não à toa a campanha promoveu uma chuva de comentários nas redes sociais com mensagens para passageiros e motoristas sobre respeito mútuo. Seria a iniciativa uma maneira de combater diversos casos de assédio, agressões e desrespeitos corriqueiros que acontecem durante corridas?

Dias antes da iniciativa, duas amigas transexuais foram expulsas de um carro da Uber por um motorista que supostamente não queria levá-las ao destino por conta da identidade de gênero das passageiras. A situação ganhou as redes após o post de um deputado distrital de Brasília, onde ocorreu o incidente. Como resolução e retratação, a Uber decidiu então desligar o motorista da plataforma.

Um conjunto de ações coerentes

“Segurança é nosso principal objetivo. Queremos que todas e todos se sintam tranquilos em qualquer interação utilizando o app da Uber e o respeito é uma premissa fundamental para isso: não toleramos assédio, discriminação e ofensas. Como empresa comprometida com a diversidade e a inclusão, temos um Código de Conduta que reflete esse compromisso.  Por isso, ele é uma parte importante da nossa plataforma e convidamos todos a conhecerem seu conteúdo”, ressalta Luciana Ceccato, Diretora de Marketing para a Uber na América Latina, em conversa com a Consumidor Moderno.

Em 2018, a empresa assumiu um compromisso em relação às problemáticas de violência contra as mulheres. Em parceria com diversas ONGs feministas, as estimativas de investimentos são de R$ 5 milhões de reais nos próximos três anos para o enfrentamento da questão.

Também já foram concretizadas diversas ações voltadas para a inclusão da comunidade LGBTQIA+ e sensibilização contra a discriminação por meio de materiais educativos. A empresa ampliará as temáticas dos podcasts criados em parceria com a Promundo para pautas de orientação sexual, identidade de gênero e raça.

Os motoristas que acessam o conteúdo recebem um selo de “Viagem de Respeito”. Até hoje, mais de 85 mil motoristas ouviram todos os episódios e ganharam o direito de carregar esse selo.

Dica da Uber para reportar algum caso

Depois de cada viagem, usuários e motoristas são convidados a avaliar a experiência. Caso o usuário ou motorista precise reportar algum incidente, a Uber conta com uma equipe de suporte disponível 24/7, que analisa individualmente caso a caso. A denúncia pode ser feita pelo menu de ajuda do próprio app ou pelo site uber.com/ajuda.

Uber, 99 ou Cabify? Qual o app de mobilidade mais bem falado?
Como as marcas tradicionais podem se conectar com a Geração Z?
O que esperar da parceria entre Nike e Centauro?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]