O turismo tem participado cada vez mais da nova data sensação do comércio brasileiro. A agência OTA, por exemplo, faturou R$8.935.000 durante a Black Friday, com um aumento de quase 10% no tíquete médio em relação à mesma data de 2016. Os destinos mais procurados durante a Black Friday, segundo a agência, foram o Caribe para pacotes internacionais e o Nordeste para viagens nacionais. A data serviu para muitos consumidores anteciparem a compra de pacotes para as viagens de férias.
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O faturamento dessa indústria no Brasil cresceu 4,3% no terceiro trimestre, conforme dados do Ministério do Turismo. Parte importante disso está relacionada às vendas na Black Friday.
Turismo on-line
A participação do e-commerce nas vendas de passagens aéreas e rodoviários e de pacotes de viagens também está cada vez maior. A pesquisa Webshoppers, publicada pela da Ebit, revelou que o turismo on-line cresceu 73% nos últimos cinco anos. A agência on-line Zarpo de viagens de luxo, por exemplo, registrou 38,31% de suas vendas via dispositivos mobile durante a Black Friday.
A ClickBus, plataforma líder em vendas online de passagens rodoviárias, registrou aumento de 50% no faturamento em relação à Black Friday de 2016. Um quarto das vendas realizadas pela empresa foram realizadas por smartphones, segundo dados da empresa. Os destinos mais procurados foram São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília.