Pesquisar
Close this search box.
/
/
Turismo é uma mina de ouro para a geração de empregos no país

Turismo é uma mina de ouro para a geração de empregos no país

Em artigo, Eduardo Fleury explica como o turismo pode ser importante agente em momento de retomada da economia e emprego no país

Por Eduardo Fleury**

Quem não ouviu falar, nas últimas semanas, em um jornal, propaganda ou conversa informal, em “experiência”? O termo está cada vez mais em alta, o que sinaliza uma das mais importantes mudanças de mentalidade e comportamento de consumidores das últimas décadas: a troca da posse pelo usufruto, de “ter” por “fazer”, por “ir”. Essa tendência começou há algum tempo e vem se consolidando com a proliferação da economia compartilhada, por exemplo, entre outros tipos de serviço.

O turismo sempre esteve, em maior ou menor grau, alinhado a esse mindset. Apesar de haver quem viaje para fazer compras, a viagem em si propicia experiências e tem um estoque inesgotável de possibilidades para pessoas de todos os perfis. Em uma economia que tem sido pautada, cada vez mais, em valores como sustentabilidade, originalidade e autoconhecimento, viajar se apresenta como a opção de consumo ideal: é sustentável, é uma experiência para a vida e há sempre espaço para ser original. Prova desse alinhamento é que, apesar da crise, o turismo vem se ressignificando e encontrando meios de se manter estável no mercado.

Um levantamento recente do IBGE este ano apontou crescimento de 2,8% no Índice de Atividades Turísticas (Iatur) do Brasil entre julho e agosto. Em relação a agosto do ano passado, o crescimento foi de 7,8%, impulsionado, principalmente, pelo aumento nos serviços de transportes aéreos de passageiros e de hotéis, mas também – o que é surpreendente – de serviços de bufê e outros de comida preparada. Fato é que, quando pensamos em turismo, nos vêm à mente, antes de mais nada, as companhias aéreas e os hotéis, mas ele é um setor com uma cadeia muito diversa de prestadores diretos e indiretos de serviço, que permeiam, inclusive, outros setores da economia, como transporte urbano, varejo, cultura e alimentação.

O setor de turismo é hoje um dos poucos que mantêm uma geração expressiva de empregos e atrai investimentos – de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor fechou o primeiro quadrimestre deste ano com um saldo positivo de quase 3 mil postos formais de trabalho e conta, hoje, com quase 3 milhões de pessoas ocupadas. As novas oportunidades são hoje representadas sobretudo por micro e pequenas empresas (MPEs). De acordo com um estudo do Sebrae de 2016, existiam então cerca de 14,8 milhões de MPEs no Brasil, que representavam cerca de 92% da totalidade de empresas e eram responsáveis por 27% do PIB do país. No setor de turismo, as MPEs representavam 95% do negócio.

Empresas com um DNA mais digital, como metabuscadores, agências de viagem online e serviços de realidade virtual e aumentada, características dos nossos tempos, também estão entre os atores que crescem e representam cada vez mais oportunidades no setor de turismo, tanto para quem busca empreender como para quem busca um emprego formal apenas.

Por fim, é importante reforçar que o Brasil atrai cerca de 6,5 milhões de turistas por ano, com um potencial de atrair muitos mais – a Embratur, inclusive, tem uma meta de dobrar o número de turistas anuais no país até 2022. Podemos ter um crescimento econômico importante se investirmos mais em cada um dos atores desse setor tão rico e importante. Esses investimentos têm se provado experiências incríveis em países como México, Peru e Portugal que, nos últimos anos, têm se tornado referência para viajantes do mundo todo.

 

**Eduardo Fleury é country manager do KAYAK no Brasil

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]