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Tudo em cima do Noel

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Varejo aposta no Natal para recuperar perdas registradas ao longo do ano

Os varejistas estão colocando todas as expectativas de vendas do ano em cima do bom velhinho. É que por mais que o ano tenha sido franco, os lojistas esperam crescimento de 3% nas vendas a prazo no Natal, na comparação com 2013.

A pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que se as expectativas dos lojistas se confirmarem, as vendas devem praticamente repetir o crescimento do ano passado, de 2,97%.

“A inflação tem pesado no bolso dos consumidores. Os juros se encontram num patamar elevado e a massa salarial já não cresce com tanto vigor como nos últimos anos, o que desaquece as vendas. Ainda assim, em virtude da injeção extra de capital com o pagamento do abono de natal e com as tradicionais compras de última hora, as vendas para o fim do ano devem ser melhores do que nas demais datas festivas de 2014. A expectativa dos lojistas é de que as perdas acumuladas ao longo do ano sejam recuperadas no período natalino”, afirmou, em nota, Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL.

Nos anos anteriores, as altas foram de 2,37% (2012), de 2,33% (2011) e de 10,89% (2010).

Com a expectativa de alta, todos os segmentos do varejo devem registrar bons números neste fim de ano, segundo Pellizzaro. “No Natal, é comum que o consumidor direcione seus gastos aos mais variados bens e serviços. Ele pode comprar uma roupa nova, quitar dívidas, revisar o carro da garagem, dar um vinho de presente e até começar uma reforma. Dessa forma, todas as engrenagens giram para fazer a máquina econômica funcionar”.

Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), espera-se que o varejo brasileiro movimente neste Natal R$ 31,7 bilhões em vendas, número 2,6% maior que a data no ano passado.

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