/
/
Jogando contra? Trigg aposta no fim das operações via cartão de crédito

Jogando contra? Trigg aposta no fim das operações via cartão de crédito

A Trigg é operadora de cartão de crédito, mas vê que o futuro são as soluções contactless e até pagamentos que não precisem de qualquer cartão ou hardware

A Trigg surgiu há um ano e meio, em março de 2017, para ser uma opção aos serviços de crédito no cartão, um dos tradicionalmente mais contestados pelo consumidor. A empresa começou apostando em pequenas ofertas de crédito no cartão e hoje já chama a atenção de grandes empresas, como a Visa, uma das maiores parceiras da startup.

Apesar da rápida ascensão da Trigg, em apenas um ano e meio de operação, o desenvolvimento da ideia foi algo trabalho com calma e durou cerca de dois anos até que fosse lançada no mercado. “A ideia já era criar um meio de pagamento totalmente diferente. Mas a gente olhava para o Nubank e pensava, o que a gente precisa fazer de diferente? Quando a gente olhava o perfil do nosso cliente, as demandas eram todas as que os bancos já ofereciam”, conta Marcela Miranda, head da Trigg.

Marcela conta que a empresa fez uma pesquisa de campo para poder entender de maneira mais completa o perfil do consumidor da Trigg. “Perguntamos aos millennials não o que queriam do seu cartão de crédito, mas o que eles queriam de maneira geral. Foram oito meses de pesquisa, contratamos antropólogos e fomos visitar nossos clientes nas casas deles, sem avisar”, conta a criadora da startup.

Ela afirma ainda que, quando o aplicativo foi colocado na rede, foi preciso pensar a usabilidade para além da ferramenta on-line. A primeira ideia da Trigg foi seu cartão vertical, que não foi bem recebido pelos varejistas por ser algo diferente do usual. Hoje, ainda, a empresa precisa bancar a inovação antes de o varejo aceitar. Os fundadores da empresa afirmaram, durante visita criativa na sede da empresa em uma das atividades do festival de inovação Whow!, que a Visa vem sendo um aliado importante no papel de convencimento dos lojistas sobre a necessidade de abrir espaço para o novo.

Marcela diz que a Trigg chamou a atenção do mercado ao se entender como um meio de pagamento capaz de ir além do que fazem as tradicionais empresas do setor. “No final das contas, somos uma empresa de cartão de crédito, como tantas outras tradicionais. Mas a gente vê o que pode ser feito no que diz respeito a melhorar a experiência do cliente”, completa.

Uma das soluções é a pulseira contactless, ainda em processo inicial de implementação, mas encarada pela equipe da Trigg como uma tecnologia potencial, em especial com as novas regras impostas às fornecedoras de maquininhas, que terão que oferecer, a partir de outubro deste ano, terminais capazes de realizar transações via essa tecnologia.

Outra solução na qual a empresa vem apostando é de pagamento sem que o consumidor precise de aparelho nenhum. A ideia é oferecer sistemas capazes de realizar transações exigindo do consumidor apenas seu CPF vinculado à uma conta da Trigg e uma senha, que ele digitará no terminal da loja para realizar o pagamento.

Enquanto essa tecnologia não ganha corpo, a Trigg também vem trabalhando com o sistema Samsung Pay, que garante unificar as contas dos consumidores em um único local. Com o Samsung Pay, ao trocar de cartão, o consumidor não precisa ter o trabalho de alterar suas senhas nos serviços que ele consome frequentemente na internet, como Netflix, Uber e Spotify. O sistema já atualiza as contas automaticamente, o que garante à Trigg um potencial ainda maior, já que a empresa ganha mercado especialmente em cima dos serviços tradicionais de cartão de crédito.

Inadimplência

A empresa também tem atuado forte na área de private label, criando cartões para empresas tradicionais do varejo, como a C&A. Além disso, tem um serviço de empréstimo pessoal via cartão, com um crédito liberado antecipadamente para uso cotidiano. A empresa garante que a taxa de inadimplência não foge à média do mercado e que foi a primeira no Brasil a fazer análise de crédito sem precisar do trabalho humano. Agora, uma nova plataforma de negociação on-line das dívidas no cartão está saindo do forno para facilitar a quitação das faturas em atraso.

A capacidade da Trigg de realizar o processo de análise de crédito abaixo do tempo das outras empresas se mostrou uma dificuldade para empresa, por incrível que possa parecer. O consumidor entranhava a velocidade e contestava a credibilidade do serviço. A estratégia foi atrasar um pouco a conclusão do processo, acompanhando os demais prazos do mercado.

A equipe da Trigg aponta que o mercado vem se mostrando receptivo para algumas inovações, como, entre outras coisas, poder fazer as compras pelo cartão antes de ele ter chegado em suas mãos, algo que a Trigg fez primeiro, segundo os fundadores. Por outro lado, algumas outras facilidades ainda encontram resistência por parte do consumidor, mas, em especial, por parte do varejista.

Para eles, o varejista pensava que a sua principal carência é o crédito, mas o mindset parece está mudando e que os lojistas começam a entender que é preciso identificar as novas formas de transação que a economia já contempla. Para a Trigg, o cartão físico tem seus dias contados.

Assim como a mudança do dinheiro para o cartão foi disruptivo e um tanto assustadora em seu primeiro momento, agora, a ausência de qualquer objeto ou aparelho de porte do consumidor também parece estranho. Mas, aparentemente, não por muito tempo. E assim que o consumidor absorver essa cultura, o varejo precisa se colocar pronto para mudar também.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]