/
/
Saiba quais são os três pilares da transparência na cadeia de suprimentos

Saiba quais são os três pilares da transparência na cadeia de suprimentos

Estudo da KPMG lista transparência interna, lisura e clareza de ponta a ponta como pontos fundamentais para obter bons resultados

As mudanças trazidas pela pandemia do novo coronavírus afetaram as empresas de diferentes formas, uma delas foi em relação à cadeia produtiva – seja pela dificuldade de importação da matéria-prima ou pelos desafios de logística, por exemplo. Nesse cenário, como garantir a eficácia dos processos, a geração de valor e a credibilidade das distintas cadeias?

Um estudo da KPMG, intitulado “Transparência nas cadeias de suprimento“, lista transparência interna, lisura e clareza como fundamentais para tal objetivo.

A importância da transparência

Segundo a análise, o processo de transparência interna tem como foco possibilitar uma eficiente tomada de decisão dentro de cada empresa, reduzindo o desperdício e proporcionando melhor rendimento operacional. Já a clareza em toda a cadeia de valor está relacionada à prestação de melhor atendimento entre cliente e fornecedor, gerando aumento de receita e mais eficiência operacional. Outro ponto importante está relacionado à garantia de tranquilidade às partes interessadas, tanto internas quanto externas, quanto à confiabilidade nos dados, práticas e processos.

“Alcançar a transparência da cadeia de suprimento é fundamental para aumentar a visibilidade, rastreabilidade e lisura, por meio da coleta e compartilhamento de informações feitas de acordo com a legislação de privacidade vigente, além da comunicação às partes interessadas”, afirma Cristiano Rios, sócio-líder de supply chain da KPMG.

Leia também: 5 tendências que vão movimentar o comércio eletrônico em 2021 

Caminhos a serem seguidos

A busca pela transparência, além de envolver todos os setores da empresa, abrange alguns elementos destacados pelo estudo. São eles:

  • Consumidor e crescimento: por meio da confiança e fidelidade do usuário, percepção da marca, aumento da qualidade e confiança dos investidores;
  • Riscos e compliance: por meio do cumprimento da legislação, due diligence de recursos humanos, aumento de estoque de alimentos, crescimento da responsabilidade socioambiental e redução dos impactos sociais;
  • Excelência operacional: com a redução e eliminação de desperdício, otimização dos estoques, controle da exposição cambial, diminuição dos custos de recalls e melhoria no aspecto dos produtos.

 

“Tratando-se do consumo e do varejo, os critérios de excelência operacional combinado com os conceitos ESG, como entrega just-in-time com visibilidade e rastreabilidade ou cadeias de suprimentos responsáveis, onde a coleta de insumos é feita de forma sustentável, criando valor para as comunidades, com monitoramento ponto a ponto para garantir a procedência, podem ser um fator determinante para a construção de um ecossistema de negócios mais robusto e ético, com a prevenção do custo de recalls, multas ambientais entre outros”, conclui Fernando Gambôa, sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e América do Sul.


+ Notícias 

Transformação digital no varejo deve ser democrática 

O varejo está fadado às vendas digitais? 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]