/
/
Trânsito, fila, muito trabalho. Quem enfrenta?

Trânsito, fila, muito trabalho. Quem enfrenta?

Dá para adotar práticas que economizem tempo? Vem saber como se comporta o brasileiro ocupado

Qual é o bem mais precioso que as pessoas possuem hoje? O tempo, claro. A vida agitada, que já não é exclusividade das grandes cidades, faz com que as pessoas valorizem cada vez mais o tempo livre. As horas dedicadas ao trabalho, deslocamentos diários e tempo de espera prejudicam as pessoas.

O relatório Estilo de Vida Ocupado, da Mintel mostra que a vida ocupada afeta as relações com os entes queridos. Isso faz com que as pessoas busquem alternativas para economizar tempo. Assim, 22% dos brasileiros declaram ter interesse em produtos ou serviços que os ajudam nesse sentido. Ainda bem que as novas tecnologias vêm como aliadas para isso.

?As longas filas são parte da rotina diária da maioria dos moradores das grandes cidades. E com a finalidade de economizar tempo, as pessoas tentam evitá-las. Somando-se a isso, o congestionamento nas grandes cidades e uma maior participação das mulheres no mercado de trabalho contribuíram para menos tempo de lazer. Nesse contexto, a tecnologia surge para ajudar. Assim, os profissionais de marketing também têm a oportunidade de atender a essa demanda com produtos e serviços que oferecem benefícios emocionais e mentais, como bebidas relaxantes e móveis inteligentes, bem como ajudá-los a realizar suas tarefas diárias”, afirma Renata Moura, analista sênior de Pesquisa de Consumo, da Mintel.

Chegar mais rápido

Em relação às questões de trânsito, a pesquisa Mintel revela que os homens tendem a ser mais proativos do que as mulheres em encontrar maneiras de evitá-lo, sendo que 21% deles tentam organizar seus horários de trabalho e atividade para evitar o tráfego, em comparação com 15% das mulheres. Já quando analisados os grupos socioeconômicos, os ABs, 26%, também são mais propensos do que outros grupos para organizar como se livrar do tráfego. O mesmo padrão de comportamento foi verificado em 17% das classes C12s e 10% das DEs. No geral, 18% dos brasileiros concordam com essa atitude.

“As empresas de foodservice têm a oportunidade de atrair os consumidores ABs fornecendo pratos especiais na hora no rush, com promoções que os seduzam e os convençam a jantar enquanto aguardam que o trânsito melhore, por exemplo. Companhias de várias áreas podem criar campanhas criativas, levando em consideração que muitas pessoas estão dispostas a evitar o tráfego”, completa Renata Moura.

Exercícios físicos

A Mintel também mostra que os brasileiros acham difícil encontrar tempo para exercícios físicos. Mas revelam cuidar da aparência. “Os produtos multifuncionais que incluem os conceitos BB (Blemish Balm) e CC (Color Control) estão também expandindo para além da categoria de produtos para cuidado da pele do rosto. Ao mesmo tempo, aparelhos que possam ser usados durante o trabalho para promover atividades físicas devem ganhar força entre aqueles que não têm tempo suficiente para se exercitar por trabalharem longas horas?, conclui Renata Moura.

Consumidor conectado

Entre os brasileiros entrevistados, 70% afirmam utilizar aplicativos de mensagens instantâneas, e 10% não os utilizam, mas afirmam ter interesse em utilizá-los no futuro. Apenas 20% rejeitam a utilização desse tipo de aplicativo ? o menor índice de rejeição dentre todas as tecnologias mencionadas na pesquisa.

No geral, a porcentagem de compras online ainda é baixa no Brasil. E é ainda menor quando se trata de compras de supermercado: apenas 14% dos brasileiros afirmam fazer compras de alimentos e bebidas pela internet, enquanto 60% rejeitam esta ideia. Os brasileiros, no entanto, tendem a ser mais familiarizados com outros tipos de compras online, que não sejam de alimentos.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]