/
/
A evolução de um simulador de vendas resultou na transformação cultural da Via Varejo

A evolução de um simulador de vendas resultou na transformação cultural da Via Varejo

Em uma parceria com o Open Innovation Labs da Red Hat, a gigante do varejo desenvolveu uma nova tecnologia e aprendeu um novo modelo de criação

A aquisição de um bem durável – de sofás a geladeiras – não tende a acontecer de forma impulsiva. Em geral, produtos dessa categoria são trocados com uma frequência menor do que aquela com que o consumidor escolhe uma peça de roupa, por exemplo. Dessa forma, é natural que ele faça contas, compare, considere diferentes fatores na tomada de decisão.

É por isso que, especialmente em lojas físicas, a disponibilidade e agilidade do vendedor é determinante: é preciso que ele esteja preparado para participar da experiência do consumidor, oferecendo respostas para as dúvidas que surgem no processo. Essa foi uma necessidade percebida pelos colaboradores da Via Varejo que fazem o atendimento nos pontos de venda das marcas Pontofrio e Casas Bahia.

Tal insight gerou um desafio: até então, a tecnologia disponibilizada aos funcionários fazia simulações, mas não com a velocidade necessária. A saída encontrada pela varejista foi a busca por um parceiro capaz de, mais do que desenvolver uma solução, engajar a companhia em um processo inovador e culturalmente transformador.

Processo de inovação

A aposta da Via Varejo foi uma parceria com a empresa americana Red Hat que havia lançado, aqui no Brasil, seu Open Innovation Labs – oferta global que, em 2019, foi inaugurado por aqui. “Entendemos que as empresas têm a necessidade de mudança de processos e tecnologia, mas o principal é a transformação cultural”, afirma Fabio Pereira, head do Open Innovation Labs da Red Hat para a América Latina. “Por isso, o que fazemos envolve a empresa-cliente, gerando uma entrega real, ou seja, um Produto Mínimo Viável (MVP)”.

No caso do trabalho feito com a Via Varejo, ele conta que o MVP foi um simulador de vendas – ferramenta que permite avaliar descontos, modelo de entrega e garantia estendida. “Levamos os vendedores para participar do desenvolvimento e o resultado foi uma experiência melhor tanto para o colaborador quando para os consumidores”, conta. O formato de trabalho permite evoluções sequenciais: iniciando com um protótipo, são feitos avanços semana a semana, a partir da identificação de oportunidades de melhoria.


Conheça mais sobre o Open Innovation Labs da Red Hat


Cultura

Apesar de todo o resultado tecnológico, Fabio Pereira destaca que o mais importante nesse processo é a transformação cultural vivida pela Via Varejo. “Transformamos uma equipe, por meio de uma imersão de dez semanas de residência, e essa equipe tende a se tornar um benchmark dentro da empresa, para espelhar o modelo que utilizamos”, explica. “A transformação para o lado de dentro é maior do que o MVP”, explica. Ou seja, o produto criado é como a ponta de um iceberg: o que está fora da visão é muito mais impactante. “Nosso grande diferencial é a união de tecnologia e transformação cultural associada à necessidade de mercado”, diz.

Fabio conta ainda que a Via Varejo foi a primeira cliente do Innovation Labs na América Latina. A Red Hat começou a oferecer o serviço inovador de residência imersiva na região em abril do ano passado. Mas, o projeto do Open Innovation Labs já vinha sendo formatado desde 2018, com a contratação e o treinamento de pessoas.

Apesar de ter atendido a uma empresa gigante, ele destaca que a proposta do negócio é atender a organizações de todos tamanhos. “Mundialmente, o Labs da Red Hat possui clientes de diferentes tamanhos, inclusive governamentais”, explica Pereira. “Atendemos três importantes verticais: Enterprise, Midmarket e Governo”, conclui.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]