Pesquisar
Close this search box.
/
/
A evolução de um simulador de vendas resultou na transformação cultural da Via Varejo

A evolução de um simulador de vendas resultou na transformação cultural da Via Varejo

Em uma parceria com o Open Innovation Labs da Red Hat, a gigante do varejo desenvolveu uma nova tecnologia e aprendeu um novo modelo de criação

A aquisição de um bem durável – de sofás a geladeiras – não tende a acontecer de forma impulsiva. Em geral, produtos dessa categoria são trocados com uma frequência menor do que aquela com que o consumidor escolhe uma peça de roupa, por exemplo. Dessa forma, é natural que ele faça contas, compare, considere diferentes fatores na tomada de decisão.

É por isso que, especialmente em lojas físicas, a disponibilidade e agilidade do vendedor é determinante: é preciso que ele esteja preparado para participar da experiência do consumidor, oferecendo respostas para as dúvidas que surgem no processo. Essa foi uma necessidade percebida pelos colaboradores da Via Varejo que fazem o atendimento nos pontos de venda das marcas Pontofrio e Casas Bahia.

Tal insight gerou um desafio: até então, a tecnologia disponibilizada aos funcionários fazia simulações, mas não com a velocidade necessária. A saída encontrada pela varejista foi a busca por um parceiro capaz de, mais do que desenvolver uma solução, engajar a companhia em um processo inovador e culturalmente transformador.

Processo de inovação

A aposta da Via Varejo foi uma parceria com a empresa americana Red Hat que havia lançado, aqui no Brasil, seu Open Innovation Labs – oferta global que, em 2019, foi inaugurado por aqui. “Entendemos que as empresas têm a necessidade de mudança de processos e tecnologia, mas o principal é a transformação cultural”, afirma Fabio Pereira, head do Open Innovation Labs da Red Hat para a América Latina. “Por isso, o que fazemos envolve a empresa-cliente, gerando uma entrega real, ou seja, um Produto Mínimo Viável (MVP)”.

No caso do trabalho feito com a Via Varejo, ele conta que o MVP foi um simulador de vendas – ferramenta que permite avaliar descontos, modelo de entrega e garantia estendida. “Levamos os vendedores para participar do desenvolvimento e o resultado foi uma experiência melhor tanto para o colaborador quando para os consumidores”, conta. O formato de trabalho permite evoluções sequenciais: iniciando com um protótipo, são feitos avanços semana a semana, a partir da identificação de oportunidades de melhoria.


Conheça mais sobre o Open Innovation Labs da Red Hat


Cultura

Apesar de todo o resultado tecnológico, Fabio Pereira destaca que o mais importante nesse processo é a transformação cultural vivida pela Via Varejo. “Transformamos uma equipe, por meio de uma imersão de dez semanas de residência, e essa equipe tende a se tornar um benchmark dentro da empresa, para espelhar o modelo que utilizamos”, explica. “A transformação para o lado de dentro é maior do que o MVP”, explica. Ou seja, o produto criado é como a ponta de um iceberg: o que está fora da visão é muito mais impactante. “Nosso grande diferencial é a união de tecnologia e transformação cultural associada à necessidade de mercado”, diz.

Fabio conta ainda que a Via Varejo foi a primeira cliente do Innovation Labs na América Latina. A Red Hat começou a oferecer o serviço inovador de residência imersiva na região em abril do ano passado. Mas, o projeto do Open Innovation Labs já vinha sendo formatado desde 2018, com a contratação e o treinamento de pessoas.

Apesar de ter atendido a uma empresa gigante, ele destaca que a proposta do negócio é atender a organizações de todos tamanhos. “Mundialmente, o Labs da Red Hat possui clientes de diferentes tamanhos, inclusive governamentais”, explica Pereira. “Atendemos três importantes verticais: Enterprise, Midmarket e Governo”, conclui.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]