Pesquisar
Close this search box.
/
/
Web Summit: tecnologia continua sua jornada de transformação radical dos negócios

Web Summit: tecnologia continua sua jornada de transformação radical dos negócios

O maior evento de tecnologia e empreendedores da Transformação Digital, Web Summit 2018 começa em Lisboa conectando mundos, empresas, cidades, países para construir um futuro baseado no poder da inovação e de um contrato para a web

Mais de 69 mil participantes, mais de 1200 palestrantes, mais de 250 conteúdos distribuídos em mais de 20 trilhas de conteúdos. Números que demonstram o gigantismo de um evento que expande sua influência ano após anos, mostrando os impactos que a vida digital traz para a economia, mercados,soe cidade, politica e comportamento.

Este ano, duas novas forças do ecossistema de inovação do Brasil uniram forças para levar uma delegação especial para o Web Summit: o OasisLab, coworking, e a plataforma Whow!, do Grupo Padrão. A delegação Oásis+Whow! reuniu 30 participantes e oferece uma curadoria especial de conteúdos, networking e outras atividades especiais que permitem um aproveitamento mais qualificado do evento.

Na abertura oficial, Paddy Cosgrove, CEO e líder do Web Summit deu as boas-vindas conclamando os milhares de participantes a se conectarem uns aos outros instantaneamente, falando e se apresentando.

O evento traz conteúdos diversificados e muitas tendências, na pele de mais de 1800 startups presentes. A primeira palestra, no Centre Stage foi de Tim Berners-Lee, um dos pais da internet e Laurie Segall, da CNNMoney, em uma conversa que sugere a recuperação do princípio que moveu a criação da rede há 30 anos: uma força a serviço da humanidade, livre e aberta. Apesar de toda a transformação que a internet trouxe, com um impacto extraordinário em todos os campos da atividade humana, ela falhou em cumprir sua ideia central. Há tempo e possibilidade de retomar a concepção original da web?

O guru e pai da internet falou sobre os dias iniciais da rede. E o que essa evolução trouxe até hoje. Ele considera que a promessa inicial da rede está em risco, como citado. “Houve um momento em que a internet significava a junção ideal entre pessoas e tecnologias. As pessoas inventaram sites, blogs, wikipedias, conectaram-se profundamente umas com as outras”, afirmou Berners-Lee. Uma onda de otimismo varreu o mundo, de que internet poderia fazer melhor para todos os cidadãos do planeta.


Tim Berners-Lee lança então a campanha #FortheWeb. Será exequível? Há tempo e disposição para isso?

Mas hoje em dia, vemos pessoas sendo manipuladas pela rede, vítimas de fake news, pessoas fake e ideias fake, segundo seu diagnóstico. Para ele, estamos em um momento 50-50. Isso quer dizer que, enquanto metade do mundo está conectada e outra não, há 50% de chance da internet degenerar ou se reinventar na direção de sua promessa básica.

Mas ao contrário do que pode parecer, o grau de adoção à internet não evolui mais na velocidade anterior. “Precisamos assegurar que as pessoas que se conectam a internet hoje em dia possam ter acesso à rede que imaginavam e isso representa o desafio de consertá-la. Para isso, proponho um novo contrato com a web. Isso quer dizer que diferentes partes acordam e aceitam direitos e deveres, princípios e valores que devemos seguir”, recomenda ele.

Em linhas gerais, o contrato propõe que empresas, pessoas, instituições participantes da rede sejam construtivas e não se disponham a publicar conteúdos nocivos, degradantes, falsos. “Precisamos da ajuda de todos. Precisamos ser mais confiáveis. Vamos formar grupos de trabalho para elaborar esse novo contrato que possa salvar a internet e levá-la a ser uma força do bem para toda a humanidade”, conclui com emoção.

 

 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]