Pesquisar
Close this search box.
/
/
Transformação digital humanizada: tecnologia, expertise e curadoria

Transformação digital humanizada: tecnologia, expertise e curadoria

Case de sucesso da Sky superou prazo apertado com equipe multidisciplinar engajada. Resultado foi a implantação da primeira URA em cloud do mundo

Promover uma transformação digital em uma empresa de grande porte já pode ser um grande desafio. Seria possível então fazer isso com alguns obstáculos a mais, como prazo apertado, necessidade de quebra de paradigma tecnológico e gerenciamento de equipe multidisciplinar com uma centena de pessoas de mais de uma companhia? E ainda com o propósito de passar por todo o processo realizando uma transformação digital humanizada?

A Head Executiva de Infraestrutura e Canais Digitais Sky, Andréa Cézar, mostra que sim. Em palestra para o Conarec 2022 com o tema “Transformação digital humanizada: tecnologia, expertise e curadoria”, ela compartilha detalhes do projeto responsável por implantar a primeira URA (Unidade de Resposta Audível) em cloud do mundo na empresa de telecomunicações brasileira.

Leia Mais: Informações estruturadas: o desafio atual na experiência do cliente

O relato do case de sucesso também conta com a participação de representantes das companhias que atuaram como parceiras na missão: o VP de Vendas e Marketing da Betta Global Partner, Emerson Altomani, e o CEO da Noovi, Pablo Rio. As parceiras atuam na área de integração de soluções em TI e Telecomunicações e de soluções em cloud CX, respectivamente.

Transformação digital humanizada começa na decisão da mudança

Com o objetivo de atender sempre da melhor forma, com dinamismo e inovação para os clientes, a Sky buscava no mercado maneiras de se fazer mais com menos, necessidade agravada com o cenário pandêmico. Assim, desta meta de inovação, começava a nascer o projeto de implantação da primeira URA em cloud no mundo, o qual a Head Executiva da Sky, Andréa Cézar, chama de case “humanização 2.0” da empresa.

Ainda que o projeto em si tenha sido realizado no prazo apertado de cinco meses, o caminho que levou a ele começou bem antes. A Sky já vinha promovendo mudanças no atendimento ao cliente, com investimento em chat bots, por exemplo. Mas não podia parar aí. Afinal, era preciso que a infraestrutura também caminhasse nessa evolução.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

A primeira parceria entre Sky, Betta e Noovi, então, teve o trabalho de mudar a rede de Telecom da companhia de TV paga via satélite. Na sequência, agora prontos para inovar na questão de equipamentos, decidiu-se fazer a troca da URA, tecnologia indispensável para que os clientes interajam com o sistema de atendimento por meio de ligação telefônica, seja pelas teclas do telefone fixo ou móvel ou por reconhecimento de voz.

“Foi uma decisão com algumas dores naquele momento: o custo, eram equipamentos que ocupavam espaço, com mais de dez anos de uso. Mas era preciso fazer alguma coisa diferente e inovadora”, afirma a Head Executiva da Sky, Andréa Cézar.

O desafio da inovação: a primeira URA em cloud do mundo

A Head Executiva da Sky conta que, uma vez que a empresa já estava pensando em adotar a tecnologia cloud para diversos outros serviços, sistemas e softwares, bateu-se o martelo e lançou-se o desafio de desenvolver uma URA também em cloud. O objetivo era ter maior flexibilidade e rapidez, além de custos menores.

Além disso, somava-se à missão desafiadora o prazo de conclusão do projeto em cinco meses, devido a metas internas.

“Escrevemos a RFP (Request for Proposal) e lançamos no mercado. Queríamos entender qual fornecedor teria uma equipe consolidada, com profissionais de vários níveis de senioridade para poder ter um equilíbrio na hora da implantação, qual deles já havia feito isso em situação de pressão com grandes clientes dentro do Brasil”, fala a palestrante.

Nesta procura pela melhor equipe, a parceria Sky, Betta e Noovi se repetiu com sucesso. Os resultados, agora com o projeto concluído, já começaram a aparecer: o tempo de chamada no atendimento por telefone, por exemplo, foi reduzido em 7%, o que tornou a comunicação com o cliente mais fluída.

“Foram muitos desafios, mas também muitos aprendizados, pois estamos falando de um dos maiores clientes do segmento do Brasil. Então, cuidar de milhões de clientes sendo atendidos todos os meses não é uma tarefa simples. E o objetivo do projeto sempre foi aprimorar a experiência do cliente e subir para novos patamares”, comenta o CEO da Noovi, Pablo Rio.

Leia Mais: Digitalização de B2B em e-commerce favorece empresas e clientes

O que leva a uma transformação digital humanizada de sucesso

A transformação digital humanizada promove uma reestruturação de processos baseada na tecnologia, mas levando fortemente em conta a importância do fator humano. Por isso, o projeto de implantação da primeira URA em cloud na Sky considera como um de seus pilares de sucesso a equipe envolvida nele.

Mesmo no contexto da pandemia (em que pesaram questões como home office e afastamentos por luto ou doença), para a Head Executiva, Andréa Cézar, a equipe com mais de cem pessoas se manteve engajada e empolgada com o projeto, com o comprometimento de não entregar apenas o que foi pedido, mas até um pouco mais.

“Como se gerencia uma equipe tão grande, de várias empresas, de maneira leve e em um momento tão delicado? Só foi possível devido a esse senso de dono, de acountability, da utilização de soft skills e por meio dessa parceria. Humanização não vem só no momento do término, é desde o início”, diz.

Conheça o Mundo do CX

Já para o VP de Vendas e Marketing da Betta Global Partner, Emerson Altomani, os desafios do curto prazo e de quebrar o paradigma inovando com o modelo em cloud foram suplantados devido ao trabalho feito a várias mãos. “Para construir algo diferente, utilizamos profissionais de vários locais, nossa expertise latino-americana, por exemplo dos escritórios da Colômbia, com uma troca de experiência muito intensa”, relata.

O CEO da Noovi, Pablo Rio, por fim afirma que, de fato, as soft skills foram muito valorizadas em todo o processo, para que as pessoas mantivessem o mesmo nível de entusiasmo para abraçar uma causa como essa. Além disso, ele destaca a diversidade e multidisciplinariedade do time.

“As pessoas tendem a pensar que um projeto de tecnologia só envolve pessoal de TI. Pelo contrário, em um projeto de transformação de experiência como esse é preciso diversos profissionais das ciências humanas, de linguística, enfim, de muitas disciplinas que talvez não fiquem tão evidentes para quem olha de fora”, explica.

Próximos passos

Para o CEO da Noovi, o sucesso do projeto não só já tem gerado resultados, como ganhos nos indicadores de satisfação e eficiência da jornada do cliente, mas também tornou a operação da Sky extremamente alinhada com as tendências mundiais. Por isso, agora a parceria frutífera já está pensando nos próximos passos. Segundo ele, a meta é trocar a comunicação feita pelos canais de atendimento por meio da introdução de novas personas.

A Head Executiva, Andréa Cézar, ainda completa que além de efetivamente trabalhar com a persona e a humanização cada vez maior, é importante “mergulhar nos relatórios”.

“Estamos implementando indicadores com visão de negócio, um diferencial que muitas vezes não se encontra no mercado. A URA não é feita só para atender o cliente, é para entender a jornada, as escolhas, o que o cliente quer e o que faz sentido para ele. E sem relatórios eu não consigo compreender isso”, afirma a executiva, que espera que a parceria entre as empresas continue mantendo a humanização e, principalmente, a vontade de fazer dar certo.


+ Notícias

Capacitação em CX é uma das estratégias de sucesso da AeC

O que significa ser data-driven hoje e como será em 2025

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]