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Traga o cliente amado de volta em cinco passos

Traga o cliente amado de volta em cinco passos

Especialista mostra cinco atitudes que podem aumentar as chances de vender

Ao contrário da loja física, em que o cliente vai atrás de suas marcas preferidas para realizar as compras, no e-commerce é o lojista quem precisa se esforçar e correr para atrair e, principalmente, fidelizar os consumidores. Essa missão, contudo, não é fácil e precisa de um esforço diário por parte do empresário para que a pessoa se mantenha fiel ao invés de ir atrás do concorrente. Confira cinco dicas que aumentam as chances de atrair e reter os clientes:

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1. Pense no mobile ? dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) indicam que a cada dez compras nas lojas virtuais do país, três são provenientes dos dispositivos móveis. O dado reforça a importância do mobile para o ambiente digital, tanto na parte do design quanto na infraestrutura ? garantindo, assim, uma melhor experiência ao usuário.

2. Invista em conteúdo? uma boa e verdadeira descrição, fotos que destaquem o produto, ações bem planejadas para as redes sociais e campanhas de e-mail marketing certeiras certamente ajudam o cliente que está indeciso. Atualmente, a pessoa não quer apenas descontos e promoções, mas sim informações completas sobre a loja e o produto que está comprando.

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3. Ofereça tratamento VIP ? além de ter uma boa experiência, o consumidor quer ser bem tratado e receber vantagens sempre que optar pela loja virtual. Frete grátis, cupons de desconto, vale-presente e até brindes são alguns dos recursos que podem ser utilizados para mostrar à pessoa como ela é especial para o varejo online.

4. Diversifique os pagamentos ? o cartão de crédito ainda é o meio de pagamento preferido pelos brasileiros, mas é recomendado oferecer outras formas, ainda mais no e-commerce. Restringir o modo como as pessoas pagam exclui potenciais consumidores. Assim, o ideal é disponibilizar as principais bandeiras de cartões, boleto bancário, débito, entre outras.

5. Capriche no atendimento ? seja antes da compra ou após a venda, a loja virtual precisa manter um bom relacionamento com os clientes. Para isso, o SAC deve ser multicanal e eficiente. Esse cuidado mostra respeito e atenção da marca com seus consumidores, o que ajuda o e-commerce a ganhar ainda mais credibilidade no mundo online.

*Eduardo Gimenes é gerente de marketing da Tray, empresa especializada em soluções de e-commerce.

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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