Pesquisar
Close this search box.
/
/
Trabalhar muito pode dificultar gravidez

Trabalhar muito pode dificultar gravidez

Mulheres que trabalham mais horas semanais podem ter mais dificuldades para engravidar, segundo estudo norte-americano

Mulheres que trabalham demais têm dificuldades para engravidar. Pelo menos é o que revelou estudo realizado com enfermeiras pela Universidade de Harvard (EUA), publicado pelo Occupational & Environmental Medicine.

Cerca de 44% das enfermeiras do estudo estavam acima do peso ou obesas e 22% eram fumantes ou ex-fumantes. A maior parte delas trabalhava somente no turno matutino ou noturno, enquanto 16% trabalhavam em turnos variados. Mais de 30% disse trabalhar mais de oito horas por dia e 40% disseram levantar cargas pesadas cerca de cinco vezes por dia.

Depois de doze meses, 16% das participantes do estudo não tinham engravidado, enquanto 5% não engravidaram depois de dois anos. Comparadas com mulheres que trabalham entre 21 e 40 horas por semana, as que trabalham mais levaram cerca de 20% a mais de tempo para engravidar, de acordo com os resultados.

Além disso, a equipe descobriu que mulheres que carregaram carga pesada mais de 15 vezes em um dia levaram 50% a mais de tempo para engravidar do que mulheres que nunca carregam peso.

A Dra. Audrey J. Gaskins, responsável pelo estudo, declarou que os pesquisadores foram incapazes de identificar os causadores das suas descobertas. ?Tentamos controlar muitas variáveis que poderiam explicar estas associações, como regularidade do ciclo menstrual, duração do sono e outros, mas nenhum deles explicou completamente?, disse, em entrevista ao jornal norte-americano. ?Houve, no entanto, variáveis que percebemos como frequência de relações sexuais e cansaço decorrente do excesso de trabalho?, continua.

Foram analisados dados de 1.739 enfermeiras com idade média de 33 anos, que estavam tentando engravidar. O estudo durou quatro anos e as pacientes foram entrevistadas a cada seis meses. O questionário aplicado avaliou, entre outras coisas, detalhes da jornada de trabalho, bem como escalas e esforço físico.

O especialista brasileiro em Medicina Reprodutiva, Assumpto Iaconelli Junior, diretor do Fertility Medical Group (SP), concorda: um dos problemas mais observados entre os casais que buscam ajuda especializada para engravidar é a falta de tempo destinado às relações sexuais frequentes para atingir o objetivo, especialmente durante a ovulação feminina. ?A fadiga gerada por trabalhos extenuantes, associada ao estresse mental e emocional de determinadas ocupações profissionais, impacta o bem-estar físico e mental das pessoas. Quando esse fator encontra outras variáveis, como idade avançada, excesso de peso, doenças preexistentes, fumo, álcool e outras, pode ser hora de recorrer a um tratamento de reprodução assistida?.

Segundo o especialista, quando um casal resolve engravidar, o tempo de tentativa costuma girar em torno de três meses, mas varia de acordo com fatores como estilo de vida, idade e condição da saúde geral. É comum que alguns casais levem até um ano para conseguir engravidar. Cerca de 10% a 15% de casais não engravidam dentro desse espaço de tempo, no entanto. As chances diminuem conforme a idade da paciente aumenta. Assim, Iaconelli recomenda que quem tem mais de ?35 anos e tentou engravidar por um tempo sem sucesso busque ajuda especializada. Além de a paciente às vezes precisar somente de um ?empurrãozinho?, com regulação de vitaminas, hormônios, dieta etc., pode ser necessário seguir com tratamentos mais complexos. O importante é saber que há várias formas de alcançar o desejo de ter um filho e não desanimar?, aconselha.

Com informações do portal Medical News Today 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]