Apesar da praticidade de comprar online, o processo de e-commerce pode ser complicado, em alguns momentos, para os consumidores. Às vezes, os clientes se veem obrigados a inserir repetidamente os dados do cartão de crédito em diferentes etapas, o que pode levar à desistência da compra, conforme constatado em um estudo recente da Yampi, onde esses cadastros complexos representam cerca de 4,87% das razões para abandonar a compra online, acarretando prejuízos para os envolvidos. Os problemas enfrentados pelos consumidores no e-commerce podem ir desde a falta do método de pagamento preferido do usuário no checkout até mesmo para questões mais técnicas como a recusa do pagamento por falhas técnicas ou suspeita de fraude. Neste cenário, a tokenização no e-commerce surge como uma solução tecnológica disponível no mercado para resolver esse problema.
Através da tokenização da compra online, os detalhes do cartão de crédito, como número completo e código de segurança, são armazenados de forma segura nas plataformas de e-commerce. Isso simplifica todo o processo, pois o token está pronto para uso, eliminando a necessidade de preencher formulários extensos com informações que necessitam ser digitadas mais de uma vez devido a erros de conexão ou exigências dos varejistas.
“Por meio dela, o cliente final pode salvar seus dados de cartão no checkout do e-commerce, isto é, da próxima vez que for comprar os dados já estão salvos e este consegue concluir rapidamente a compra sem precisar adicionar os dados novamente. Além de facilitar a experiência do cliente, o e-commerce também oferece mais segurança porque os dados são tokenizados e salvos dentro dos mais altos padrões de segurança determinados pela indústria. Dados da Visa mostram que, com a tokenização, a taxa de conversão de vendas aumenta em 30%”, explica Nathan Marion, gerente geral da Yuno.
Segundo estudo recente da Opinion Box, quando o cliente se vê diante da obrigação de digitar muitos dados na etapa de pagamento em compras de e-commerce, isso resulta em 10% dos motivos que levam à desistência das compras online, o que ocasiona em prejuízos aos players.
“Isso porque não são raros os casos de o consumidor ter que digitar os dados de seu cartão de crédito repetidamente em etapas diferentes. Com a tokenização, isso não é mais necessário, pois o token do cartão já fica salvo na plataforma e o consumidor não precisa ficar digitando essas informações repetidas vezes. Dessa maneira, sua experiência de compra é mais fluida e satisfatória, o que elimina os riscos de abandono de carrinho”, pontua.
A tokenização no e-commerce para ajudar consumidores e varejistas
Quando proporcionada uma experiência de compra mais suave e agradável no comércio eletrônico, os consumidores são mais propensos a concluir suas transações sem abandonar o processo devido a problemas como a repetição dos dados do cartão. Essa melhoria acrescenta valor à marca e atrai um número crescente de usuários para a plataforma.
Além disso, no que diz respeito à segurança, as plataformas que atendem integralmente aos requisitos frequentemente recebem um selo de aprovação, demonstrando sua eficácia na proteção dos consumidores durante as compras. Isso confirma para o público a confiabilidade do ambiente de compras, atraindo mais clientes e, por conseguinte, impulsionando a taxa de conversão.
“Para se ter uma ideia, um estudo recente da Salesforce atesta que, para 88% dos consumidores a nível global, um bom serviço prestado faz com que o usuário fique mais suscetível a comprar novamente naquele local, incentivando também a famosa divulgação ‘boca a boca’. Além disso, pode abrir novas possibilidades de negócio, como oferecer assinaturas para certos produtos e serviços com uma cobrança mensal, semanal e trimestral no cartão”, comenta.
Para os consumidores, segundo Nathan Marion, a vantagem está em uma experiência de compra mais suave e protegida, graças à tecnologia que salvaguarda suas informações, resultando em uma jornada de compra mais ágil e satisfatória.
No caso dos varejistas, quando implantada a tokenização, há um aumento na taxa de conversão de pagamentos, o que, por sua vez, se traduz em mais vendas, uma vez que a taxa de abandono de carrinho diminui. Além disso, ocorre uma redução nos contratempos relacionados a fraudes, visto que se estabelece um relacionamento mais próximo com clientes legítimos. Consequentemente, a probabilidade de ocorrência de fraudes e roubo de dados dos usuários também é drasticamente reduzida.
“Recentemente, a pesquisa E-Commerce Trends 2024 mostrou que 92% das pessoas já desistiram de uma compra online por medo de fraude. Além disso, o levantamento Future Consumer Index (FCI), da EY, mostra que 69% dos consumidores brasileiros têm muito receio com a segurança de seus dados online. Por outro lado, um estudo da Opinion Box mostra que, para 40% dos consumidores de e-commerce, uma experiência ruim de navegação no site ou app do varejista já é o suficiente para desistir da compra”, comenta.
“Dessa maneira, contar com uma ferramenta confiável que mitiga justamente dois dos principais problemas do e-commerce pode contribuir para o crescimento do mercado, pois, vai fazer com que mais usuários sintam segurança e disposição para fazer parte do universo de compras online”, finaliza.
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