Pesquisar
Close this search box.
/
/
Tiktok se consolida como o aplicativo mais popular na pandemia de Covid-19

Tiktok se consolida como o aplicativo mais popular na pandemia de Covid-19

O aplicativo superou o YouTube em número de downloads: foram 78 milhões só no último mês de abril

A impressão de ter visto quase todo mundo da sua timeline do Instagram repostando vídeos feitos no Tiktok não é algo percebido só por você, acredite. O aplicativo de vídeos chinês fez bateu 78 milhões de dólares de receita apenas no mês de abril, passando na frente do YouTube, segundo informou a revista “Forbes“. Só nos três primeiros meses de 2020, o Tiktok bateu o recorde de downloads para um app nos marketplaces da Apple Store e do Google Play, de acordo com a Sensor Tower, empresa de marketing do Vale do Silício que monitora dados das redes sociais.

Mas foi durante a quarentena que ele caiu de vez nas graças de celebridades de todo o planeta, responsáveis por popularizar o app chinês ainda mais. Divertido e leve na hora de ocupar a memória do celular. Ainda é cedo, no entanto, para saber se essa vitalidade toda irá durar.

A própria revista “Forbes” não arrisca em dizer se o Tiktok se sustentará no gosto dos usuários ou se deve seguir um caminho já trilhado por outros apps como o Vine, por exemplo. Ele teve seus dias de glória no começo da década, principalmente entre o público mais jovem, a chamada GenZ – que é majoritário também no consumo e na produção dos vídeos curtos do Tiktok – e depois perdeu fôlego.

Agora, porém, o Tiktok também se tornou queridinho dos millennials, sendo o aplicativo de não-game mais popular. No Brasil, por exemplo, a rede social se tornou uma das favoritas da cantora Luísa Sonza durante a quarentena. Só no Instagram, ela acumula mais de 14 milhões de seguidores.

Valor em bilhões

Criado pela empresa chinesa ByteDance, o Tiktok acabou fazendo com que a marca se tornasse a startup mais valiosa do mundo. Em 2020, seu valor no mercado chegou a 100 bilhões de dólares, segundo informa a agência de notícias Bloomberg. O número é mesmo impressionante para um produto que surgiu em agosto de 2018.

Os vídeos feitos pelo app têm até 60 segundos e podem ser editados muito facilmente com dublagens divertidas, músicas de fundo, gráficos, filtros e textos. Com um boom de usuários na própria China, é claro, além de Índia e Estados Unidos, o Tiktok também está presente em outro 140 países, inclusive no Brasil. No relatório divulgado pela empresa We Are Social, que monitora o uso de redes sociais, são 800 milhões de perfis ativos no mundo e os 2 bilhões de downloads no total.

A ByteDance, porém, não revela sua porcentagem mensal de crescimento. E ainda pairam sobre ela certas suspeitas sobre o funcionamento do app no que se refere à segurança dos dados de quem usa, bem como o que é feito com a coleta dessas informações. Essa polêmica já fez com que o Exército norte-americano não quisesse que seus integrantes usassem o app e acabassem rastreados por deixarem informações na plataforma. Vale ficar de olho nessa movimentação. E você, já fez a sua conta no Tiktok?

medidas

Como a velocidade na tomada de decisão pode colaborar com a gestão de crise

Após dias de insolamento social, como manter uma boa saúde mental durante o restante da quarentena?

7 formas de mitigar os efeitos da COVID-19, segundo a PwC

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]