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Viralizando sua marca: como o TikTok pode melhorar a experiência do cliente?

Viralizando sua marca: como o TikTok pode melhorar a experiência do cliente?

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês no mundo todo, a plataforma chinesa auxilia no reconhecimento da marca e na prospecção de clientes

Fotolog, MySpace, Orkut… Se você nasceu antes ou durante a década de 90, provavelmente deve se lembrar de alguma dessas redes sociais, não é mesmo? Com o tempo, os aplicativos de interação foram se atualizando, ganhando novas funções e hoje, as redes sociais caíram na graça do povo e não há quem nunca tenha visto uma daquelas danças virais do TikTok ou então um meme enquanto confere o feed no Instagram.

E se engana quem pensa que as redes sociais são voltadas unicamente para o entretenimento dos usuários. Isso porque as empresas viram nestes canais de comunicação a oportunidade para divulgarem suas marcas, atraírem mais clientes e, claro, aumentarem o faturamento com o comércio digital.

Não é à toa que 56% dos usuários brasileiros seguem alguma empresa ou marca no TikTok, conforme demonstra um estudo realizado este ano pela empresa de tecnologia especializada em pesquisa de mercado, Opinion Box. Ainda segundo as estatísticas, 66% do público concorda que o TikTok consegue criar um relacionamento entre um negócio e seus consumidores.

Ao longo da análise, é revelado também que 33% dos usuários brasileiros adeptos a rede social chinesa já compraram algum produto ou contrataram serviços por causa do TikTok, enquanto que 32% disseram que deixaram de comprar determinada mercadoria por causa de comentários negativos que encontraram através do app.

Os dados deixam em evidência a importância das redes sociais para o sucesso de uma marca e consagram o TikTok como uma poderosa ferramenta para o marketing digital.

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Como o TikTok pode ser útil para uma empresa?

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês no mundo todo, a plataforma oriental apresentou um crescimento de 45% desde julho de 2020, conforme a análise divulgada pela Reuters.

Sucesso no Brasil, na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia, a gigante foi criada pela ByteDance e é conhecida pelos vídeos curtos e pelo público diversificado, que não se limita a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), mas também abrange os Millennials (1981 – 1995) e a Geração Alpha (2010-atualmente). Interativo, multimidiático e objetivo, o TikTok atende às principais necessidades do consumidor moderno, que ficou ainda mais exigente durante a pandemia e teve seus hábitos de compra transformados após o avanço da digitalização.

Para se destacarem em meio a concorrência e serem reconhecidas pelo público-alvo, muitas marcas têm apostado nesta rede social para atrair potenciais consumidores e melhorar o atendimento ao cliente. Empresas como Cacau Show, Ambev e Riachuelo, por exemplo, já deram um passo à frente e vem chamando a atenção dos usuários com seus vídeos simples e divertidos.

Para a publicitária e diretora de sustentabilidade da Abradi-SP, Henriane Morelli, as pessoas buscam, mais do que nunca, por experiências e soluções que otimizem o tempo e resolvam seus problemas de forma rápida e humana.“Quando oferecemos uma plataforma como o TikTok, com soluções que conseguem humanizar a marca e apresentar o produto de maneira criativa, percebemos que o resultado aparece”, inicia a especialista, que complementa: “Diante do excesso de informação e de ofertas de consumo, precisamos de conteúdos que conquistem nosso interesse em poucos segundos e é justamente por meio das estratégias de comunicação que as marcas passam a analisar o comportamento do público, para melhorar a experiência do cliente através dos canais digitais”, pontua.

Com relação às técnicas de marketing que auxiliam na retenção da atenção dos usuários do TikTok, Morelli explica que a identificação da persona, bem como o planejamento dos conteúdos que serão postados, são fundamentais para a divulgação de qualquer empresa. “Não adianta estar no TikTok e não ter assunto para falar com o público. As redes sociais nos ajudam a dar voz para a nossa marca e é por isso que precisamos entender quem é a nossa audiência e como conquistá-la. As pessoas entram nas redes sociais para se divertirem e não para comprar produtos. A compra é uma consequência”, pontua a publicitária.

Leia mais: Persona digital: você é o que o seu perfil diz?

Novas ferramentas do TikTok prometem facilitar o marketing empresarial

Além de se atentar para a produção de vídeos criativos que aumentem o engajamento da marca, é necessário aproveitar da melhor forma possível os recursos disponibilizados pela plataforma para melhorar a experiência do cliente. De acordo com o publicitário e CEO da IWM Agency, Murilo Oliveira, o TikTok vem realizando diversas melhorias em seu sistema, sempre prezando pela satisfação das empresas e dos clientes.

“Além do Shopify, parceria com uma empresa de comércio eletrônico que pretende unificar o processo de compra dentro do app, o TikTok também está implementando o Showcase Pop Up, uma experiência interativa de compra entre os usuários e anunciantes”, explica Oliveira. “Esta ferramenta vai permitir que adesivos e imagens sejam sobrepostos sobre os vídeos para ilustrar elementos importantes de um produto. Um exemplo disso é uma marca de refrigerantes que pode adicionar uma latinha ao conteúdo que está sendo produzido. Assim, quando o usuário clicar na latinha, ele será levado para uma página onde poderá comprar o mesmo”.

Além disso, o publicitário aponta outras ferramentas que prometem facilitar a relação empresa-cliente, como o StoryTime e o TikTok for Business: “O primeiro permitirá que os usuários se tornem parte da narrativa de uma campanha, enquanto que o segundo diz respeito a uma plataforma dentro do TikTok voltada para anúncios e propagandas”, finaliza.

Vale lembrar que a humanização, a conectividade e a interatividade promovidas por meio do TikTok são recomendadas pelos especialistas não só para a prospecção dos clientes, como para a fidelização dos antigos.

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