Sendo uma ponte entre o Oriente e o Ocidente, a rica diversidade cultural e a economia crescente da Romênia atraem empresas que procuram construir equipes jovens, globais, diversificadas e eficientes – sobretudo para o mercado de atendimento ao cliente.
Apesar de não estar entre as maiores economias mundiais, a Romênia tem indicadores macroeconômicos estáveis e um ambiente de negócios favorável. Em termos de PIB (Produto Interno Bruto), a economia da Romênia ocupa a 36ª posição no mundo, com um PIB estimado em US$ 780,797 bilhões em 2023.
Desde que se tornou membro da União Europeia em 2007, a posição da Romênia na região vem expandindo gradualmente. Um ponto interessante para as empresas que aportam por lá é o fato de o fuso horário do país, dada sua localização, permitir a comunicação em tempo real com todos os países da UE.
Um centro multilíngue
Outro ponto interessante para empresas de atendimento ao cliente que buscam jovens talentos na Romênia é o seu potencial multilíngue. A grande maioria dos estudantes do ensino secundário estudam duas ou mais línguas estrangeiras, com mais de 19 disponíveis. Os principais idiomas incluem inglês, francês, alemão, italiano e espanhol, com interesse significativo em todos os idiomas europeus e do Oriente Médio.
Na Romênia, a Teleperformance, uma das maiores empresas de CX do mercado, tem mais de 3.500 colaboradores com proficiência em mais de 27 idiomas, oferecendo serviços de backoffice, moderação de conteúdos e suporte através de vários canais. Por lá, a companhia atende 28 clientes em hubs distribuídos em quatro cidades principais – Bucareste, Brașov, Cluj-Napoca e Sibiu.
Elevando o potencial com a IA
Nos últimos tempos, a Teleperformance elevou estrategicamente a sua oferta de serviços na Romênia ao integrar a Inteligência Artificial (IA) a estes hubs multilíngues. Segundo a companhia, essa abordagem não só simplifica a eficiência operacional, mas também melhora significativamente a experiência do cliente através de interações personalizadas.
Ao aproveitar as tecnologias de IA, os centros multilíngues na Romênia podem agora fornecer serviços precisos e sensíveis ao contexto de cada cliente em vários idiomas, garantindo que as barreiras de comunicação não impeçam a alta qualidade do serviço prestado.
Exemplos de resultados
Para os clientes que estabeleceram parcerias com a Teleperformance na Romênia, os resultados são expressivos. A Teleperformance destaca algumas características com suas soluções em IA que auxiliaram os clientes nessa jornada:
- Processo de recrutamento estável e robusto para elevar talentos de vendas, aplicando uma excelente seleção de perfis sob medida;
- Aprimoramento de treinamentos com entrega constante de excelência para cada etapa, a partir da implementação de soluções e processos;
- Compreensão clara das diferentes configurações e cultura dos requisitos em vendas versus abordagem padrão de Responsabilidade Social Empresarial;
- Programa escalonável de bem-estar e resiliência para garantir um ambiente de vendas seguro e envolvente.
Este é um exemplo de como a Teleperformance está auxiliando clientes a redefinirem seus processos ao redor do mundo. Seja para novas contratações, aumentando sua velocidade de aplicação, reduzindo custos, mapeando e agrupando de forma ágil informações e implementando feedback em tempo real para melhorar a precisão do recrutador, até escalando os níveis de satisfação do atendimento com suas soluções apoiadas em tecnologias atuais.
Enfim, são características de como as soluções e estratégias da Teleperformance estão avançando mundo a fora, e aliadas a um ambiente diversificado, como o da Romênia, por exemplo, garantem a seus clientes as melhores estratégias e práticas para potencializar todo o valor do Customer Experience para os negócios.