Pesquisar
Close this search box.
/
/
/
IA generativa pode impactar 44% das horas de trabalho nas indústrias

IA generativa pode impactar 44% das horas de trabalho nas indústrias

Estudo da Accenture também sugere que a tecnologia estimula cultura de experimentação nas empresas, gerando ambientes mais saudáveis

Mais do que nunca, estamos vivendo em uma era de grandes mudanças tecnológicas. A explosão da IA generativa chegou como um furacão, revolucionando a maneira como trabalhamos, aprendemos e criamos. Semelhante às capacidades humanas, as novas tecnologias estão redefinindo o significado do trabalho e as empresas que se prepararem agora ganharão essa corrida no futuro. De acordo com pesquisa da Accenture, a Inteligência Artificial generativa tem o potencial de impactar 44% de todas as horas de trabalho nas indústrias, permitir melhorias de produtividade em 900 tipos diferentes de empregos e criar entre 6 e 8 bilhões de dólares em valor econômico global.

O estudo também sugere que, conforme as tecnologias centradas no ser humano exercem capacidades ainda maiores e tornam-se mais integradas em todos os aspectos das nossas vidas, a sociedade caminha na direção de um mundo onde a tecnologia se tornará mais onipresente, mas também mais invisível. Além disso, a constatação é que o desafio da falta de compreensão de nossos pensamentos e intenções deve sumir, isso porque as máquinas estão ficando muito melhores em interagir com humanos.

No entanto, Daniel Lázaro, líder de dados e IA para mercados em crescimento – Ásia-Pacífico, África, América Latina e Oriente Médio – da Accenture acredita que a IA não eliminará oportunidades. Em vez disso, o conhecimento necessário precisará ser redefinido. “A perspectiva não é de que Inteligência Artificial vai substituir o ser humano, mas de que os seres humanos que conseguem trabalhar com IA vão ganhar dos seres humanos que não conseguem usar a ferramenta de trabalho. Ou seja, os seres humanos que conseguem usar IA como ferramenta de trabalho estarão mais bem-posicionados do que aqueles que não conseguirão utilizá-la”, explica.

Cultura de experimentação

Na mesma linha de pensamento, encontram-se os executivos entrevistados na pesquisa, que concordam sobre a exploração da Inteligência Artificial para revolucionar suas empresas e o capital humano. No entanto, o líder de tecnologia da Accenture afirma que é preciso questionar o uso da tecnologia para um melhor aproveitamento. “Ajudamos executivos a pensar primeiro na temática de negócio, ou seja, quais temas estão limitando o crescimento, segurando o custo ou tornando a empresa um pouco competitiva, para que então seja possível entender que existe uma ferramenta que vai ajudar nesses problemas de negócio, e não ao contrário”, contextualiza. “Avalio que há uma cultura de experimentação. Todo mundo está passando por ela e muitos estão estudando onde isso pode ou não atendê-los. A criação dessa cultura de experimentação vai gerar um ambiente saudável para quando as iniciativas não derem tão certo. Esse é um aprendizado corporativo”.

Nesse cenário de mudanças aceleradas e novidades constantes, a IA generativa está rapidamente se tornando uma força disruptiva, obrigando as organizações a repensarem suas estratégias tecnológicas. De fato, fica muito claro que as empresas que desejam permanecer relevantes e competitivas precisam abraçar a tecnologia humanizada e inovar com propósito, o que de acordo com o levantamento da Accenture promoverá uma questão mais ética e centrada no ser humano e isto está em concordância para a maioria dos CEOs:  

  • 95% dos executivos entrevistados concordam que tornar a tecnologia mais humana expandirá massivamente as oportunidades de todos os setores;
  • 93% dos executivos concordam que, com os rápidos avanços tecnológicos, é mais importante do que nunca para as organizações inovarem com propósito;
  • 95% dos executivos acreditam que a IA generativa obrigará sua organização a modernizar sua arquitetura de tecnologia;
  • 96% dos executivos concordam que alavancar ecossistemas de agentes de IA será uma oportunidade significativa para suas organizações nos próximos três anos;
  • 94% dos executivos concordam que as tecnologias de interface humana nos permitirão compreender melhor os comportamentos e as intenções, transformando a interação homem-máquina.

Quatro tendências para tecnologias “humanas por princípio”:

Combinação feita por IA: a relação com o conhecimento se transformará, uma vez que dados estão sendo reorganizados de formas que facilitam o raciocínio humano e até imitam a criatividade. Em vez de vasculhar montanhas de resultados de mecanismos de pesquisa, as pessoas receberão respostas selecionadas e personalizadas na forma de conselhos.

Ecossistemas para IA: ao imaginar um mundo onde agentes capacitados para IA trabalhem em nome de indivíduos e façam parte de um ecossistema interconectado, estes agentes automatizados não só nos auxiliam e aconselham, mas também tomam ações decisivas em nosso nome, tanto no mundo físico como no digital. Ao trabalharem em conjunto, multiplicam a produção coletiva dos profissionais e geram um valor imenso para as empresas que optam por participar.

Criar valor em novas realidades: com mundos ricos e imersivos de interação pessoal, como o metaverso, por exemplo, serão lugares e experiências que se fundirão entre o digital e físico. A pesquisa mostrou que, no varejo, um terço (33%) dos consumidores indicam que estão ou estariam interessados em utilizar tecnologias, ou dispositivos de computação espacial para fazer compras.

Uma nova interface humana: por meio de tecnologias inovadoras e integradas – como acessórios com IA, neurotecnologia com detecção cerebral e rastreamento ocular e de movimento – para desbloquear uma melhor compreensão de nós, nossas vidas e nossas intenções e usar insights mais profundos para melhorar a maneira como trabalhamos e vivemos.

 “Acho que precisamos entender quais são os ângulos de usar esse potencial como uma verdadeira alavanca de inclusão social, já que basta ter um idioma para programar algo muito complicado. Como podemos potencializar isso na sociedade? Acho que, se quisermos de forma organizada, temos um potencial maior do que outras regiões no país”, questiona o executivo. “Como sociedade, estamos começando a entender. Primeiro, o que é essa tecnologia técnica da Inteligência Artificial generativa, isso porque o impacto dela não é apenas um processo corporativo. Na minha visão, isso terá um impacto bastante interessante na sociedade como um todo.”, finaliza Daniel Lázaro.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]