Pesquisar
Close this search box.
/
/
A tecnologia como aliada do Employee Experience: conheça a Adelle

A tecnologia como aliada do Employee Experience: conheça a Adelle

A parceria entre a Dell e o Sitel Group culminou na criação de um bot capaz de revolucionar o treinamento dos agentes internos da Dell

Quando pensamos no uso de bots dentro das empresas muitas vezes somos levados a acreditar que a principal e única funcionalidade deles está no atendimento do consumidor final ou em processos que estejam apenas relacionados a ele — seja um atendimento por chatbot, um guia bot para auxiliar o momento de compra, auxiliando na decisão, um bot que segmente dados e os estruture para facilitar o processo. No entanto, com a ascensão tecnológica dos últimos dois anos, as corporações começaram a notar que o uso dessa ferramenta pode ir além dos processos externos: pode mudar o que conhecemos como Employee Experience.

Dentro de uma empresa, os bots tem uma funcionalidade dentro de processos tecnológicos, mas também podem ir além: por meio deles, é possível auxiliar a equipe interna que está em contato com o consumidor final de maneira bem mais prática. Essa foi uma das inovações desenvolvidas entre a Dell e o Sitel Group, que foi tema do painel “A Revolução do Employee Expecience: como o uso de bots mudou a forma de treinar os agentes digitalmente?” do Conarec 2021. O painel contou com a presença de Bianca Van Petten, Center of Excellence Leader do Sitel Group e Maynard Santa Rosa Jr., diretor de Serviços da Dell, com mediação de Ricardo Rogério, Chief Marketing and Sales Officer do Sitel Group.

É uma parceria longa e houve um momento em que realmente havia um desafio operacional. Nós todos trabalhamos juntos, ninguém faz isso sozinho, então contamos muito com o suporte da Dell”, explica Ricardo. “Estamos batendo as metas, mas será que é só bater metas ou eu preciso desenvolver as pessoas e estar mais próximo do meu cliente?”, questiona.

Employeee Experience
Foto: Conarec 2021

Conheça a Adelle: a IA que realiza o treinamento dos funcionários da Dell

A interação entre a necessidade de treinamento da Dell e a tecnologia com caráter inovador do Sitel Group foi o combustível ideal que culminou na criação da Adelle, um bot programado com inteligência artificial para realizar o treinamento de todos os agentes de tecnologia da Dell que sejam responsáveis pelas interações com o consumidor final. Com um sotaque paulistano e uma personalidade específica, foi o Sitel Group quem desenvolveu todo o projeto e trabalha diariamente em seu funcionamento.

“Para que tudo o que desenvolvemos aqui dentro funcione, precisamos ter o nosso repositório de ferramentas tecnológicas muito bem trabalhados, mas principalmente o que faz a diferença é a pessoa que vai falar, interagir com o cliente quando for necessário”, explica Maynard. “Com a solução da Sitel, a cada onda de agentes novos que chegam na operação, notamos que se mostram mais preparados, o desnível que existia no passado entre um agente novato e um agente experiente na empresa era imenso, mas a Adelle tem reduzido isso”.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Em linhas gerais, a Adelle funciona como um bot em constante programação para desenvolver o treinamento dos funcionários da Dell. Ela atua de forma individual e unificada, passando conteúdos para enriquecer o customer experience e garantir que todo o conteúdo seja unificado e igual a todos os colaboradores.

“Temos um treinamento relativamente intenso com os nossos agentes, que faz com que, entre outras coisas, o agente tenha confiança para passar para o cliente que ele está no controle da situação, que ele pode resolver o problema. Para o mesmo tipo de problema, independente do agente, eu preciso ter o mesmo tipo de encaminhamento técnico e isso foi muito mais fácil com a adoção da Adelle”, salienta Maynard.

Mais do que treinamento, uma revolução no Employee Experience

Outro ponto interessante é que, para além de revolucionar a experiência dos agentes, a ferramenta do Sitel Group também tem a capacidade de avaliar o quanto do conteúdo foi absorvido por cada colaborador. “Depois de fazer esse atendimento ao agente, a Adelle faz entre uma ou duas perguntas, e é por meio delas que conseguimos medir o quanto ele conseguiu compreender do conteúdo, se o que foi dito foi útil e depois ainda temos como puxar um relatório individual e usar isso como uma ferramenta de feedback, porque se tem um conteúdo que não foi bem absorvido, repetimos e mudamos a comunicação”, explica Bianca.

Ela argumenta, ainda, que a produção da Adelle não foi uma tarefa simples, mas tem gerado ótimos resultados, especialmente por estar alinhada com a tecnologia inovadora. “Construímos uma história para a Adelle, ela é realmente uma pessoa dentro da operação, é a detentora de todo o conteúdo da Dell, um anjo da guarda dos agentes. Na primeira fase, ela traz um pouco menos de conteúdo para sentirmos como seria a aceitação do produto, eram 12 conteúdos no mês. Depois, isso evoluiu muito”, argumenta Bianca. “É importante lembrar que o bot não funciona sozinho, ele é um organismo vivo e a gente tem um super time. Não é só a ferramenta funcionando, do lado da operação temos entre cinco e 10 pessoas envolvidas, marketing, comunicação, gente de CX preparando conteúdo e relatório. É uma ação em conjunto, por isso que foi esse sucesso”, completa.

Sobre a parceria, Ricardo destaca que a Adelle abre muitas possibilidades de negócios e expande o modelo atual de treinamento de hoje. “Tem um milhão de prioridades que você tem que ir elencando para desenvolver ainda mais a presença da marca no mercado. Foi com isso em mente que contamos com a expertise do time da Bianca, que nos trouxe a inovação. Nós sabíamos que tínhamos tecnologia e um cliente totalmente aberto a ela, capaz de traduzir o valor da tecnologia. Mas precisávamos de pessoas que entendessem o que podia ser feito para trazer mais expertise e conhecimento para os nossos analistas, isso aconteceu com a Adelle”, conclui.

CEOs

 


+ Conarec 2021

Negócios “data driven”: o quanto o uso de dados realmente satisfaz o consumidor?

É tempo de #Conarec2021: conheça 10 CEOs que farão parte do evento

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]