/
/
A tecnologia como aliada do Employee Experience: conheça a Adelle

A tecnologia como aliada do Employee Experience: conheça a Adelle

A parceria entre a Dell e o Sitel Group culminou na criação de um bot capaz de revolucionar o treinamento dos agentes internos da Dell

Quando pensamos no uso de bots dentro das empresas muitas vezes somos levados a acreditar que a principal e única funcionalidade deles está no atendimento do consumidor final ou em processos que estejam apenas relacionados a ele — seja um atendimento por chatbot, um guia bot para auxiliar o momento de compra, auxiliando na decisão, um bot que segmente dados e os estruture para facilitar o processo. No entanto, com a ascensão tecnológica dos últimos dois anos, as corporações começaram a notar que o uso dessa ferramenta pode ir além dos processos externos: pode mudar o que conhecemos como Employee Experience.

Dentro de uma empresa, os bots tem uma funcionalidade dentro de processos tecnológicos, mas também podem ir além: por meio deles, é possível auxiliar a equipe interna que está em contato com o consumidor final de maneira bem mais prática. Essa foi uma das inovações desenvolvidas entre a Dell e o Sitel Group, que foi tema do painel “A Revolução do Employee Expecience: como o uso de bots mudou a forma de treinar os agentes digitalmente?” do Conarec 2021. O painel contou com a presença de Bianca Van Petten, Center of Excellence Leader do Sitel Group e Maynard Santa Rosa Jr., diretor de Serviços da Dell, com mediação de Ricardo Rogério, Chief Marketing and Sales Officer do Sitel Group.

É uma parceria longa e houve um momento em que realmente havia um desafio operacional. Nós todos trabalhamos juntos, ninguém faz isso sozinho, então contamos muito com o suporte da Dell”, explica Ricardo. “Estamos batendo as metas, mas será que é só bater metas ou eu preciso desenvolver as pessoas e estar mais próximo do meu cliente?”, questiona.

Employeee Experience
Foto: Conarec 2021

Conheça a Adelle: a IA que realiza o treinamento dos funcionários da Dell

A interação entre a necessidade de treinamento da Dell e a tecnologia com caráter inovador do Sitel Group foi o combustível ideal que culminou na criação da Adelle, um bot programado com inteligência artificial para realizar o treinamento de todos os agentes de tecnologia da Dell que sejam responsáveis pelas interações com o consumidor final. Com um sotaque paulistano e uma personalidade específica, foi o Sitel Group quem desenvolveu todo o projeto e trabalha diariamente em seu funcionamento.

“Para que tudo o que desenvolvemos aqui dentro funcione, precisamos ter o nosso repositório de ferramentas tecnológicas muito bem trabalhados, mas principalmente o que faz a diferença é a pessoa que vai falar, interagir com o cliente quando for necessário”, explica Maynard. “Com a solução da Sitel, a cada onda de agentes novos que chegam na operação, notamos que se mostram mais preparados, o desnível que existia no passado entre um agente novato e um agente experiente na empresa era imenso, mas a Adelle tem reduzido isso”.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Em linhas gerais, a Adelle funciona como um bot em constante programação para desenvolver o treinamento dos funcionários da Dell. Ela atua de forma individual e unificada, passando conteúdos para enriquecer o customer experience e garantir que todo o conteúdo seja unificado e igual a todos os colaboradores.

“Temos um treinamento relativamente intenso com os nossos agentes, que faz com que, entre outras coisas, o agente tenha confiança para passar para o cliente que ele está no controle da situação, que ele pode resolver o problema. Para o mesmo tipo de problema, independente do agente, eu preciso ter o mesmo tipo de encaminhamento técnico e isso foi muito mais fácil com a adoção da Adelle”, salienta Maynard.

Mais do que treinamento, uma revolução no Employee Experience

Outro ponto interessante é que, para além de revolucionar a experiência dos agentes, a ferramenta do Sitel Group também tem a capacidade de avaliar o quanto do conteúdo foi absorvido por cada colaborador. “Depois de fazer esse atendimento ao agente, a Adelle faz entre uma ou duas perguntas, e é por meio delas que conseguimos medir o quanto ele conseguiu compreender do conteúdo, se o que foi dito foi útil e depois ainda temos como puxar um relatório individual e usar isso como uma ferramenta de feedback, porque se tem um conteúdo que não foi bem absorvido, repetimos e mudamos a comunicação”, explica Bianca.

Ela argumenta, ainda, que a produção da Adelle não foi uma tarefa simples, mas tem gerado ótimos resultados, especialmente por estar alinhada com a tecnologia inovadora. “Construímos uma história para a Adelle, ela é realmente uma pessoa dentro da operação, é a detentora de todo o conteúdo da Dell, um anjo da guarda dos agentes. Na primeira fase, ela traz um pouco menos de conteúdo para sentirmos como seria a aceitação do produto, eram 12 conteúdos no mês. Depois, isso evoluiu muito”, argumenta Bianca. “É importante lembrar que o bot não funciona sozinho, ele é um organismo vivo e a gente tem um super time. Não é só a ferramenta funcionando, do lado da operação temos entre cinco e 10 pessoas envolvidas, marketing, comunicação, gente de CX preparando conteúdo e relatório. É uma ação em conjunto, por isso que foi esse sucesso”, completa.

Sobre a parceria, Ricardo destaca que a Adelle abre muitas possibilidades de negócios e expande o modelo atual de treinamento de hoje. “Tem um milhão de prioridades que você tem que ir elencando para desenvolver ainda mais a presença da marca no mercado. Foi com isso em mente que contamos com a expertise do time da Bianca, que nos trouxe a inovação. Nós sabíamos que tínhamos tecnologia e um cliente totalmente aberto a ela, capaz de traduzir o valor da tecnologia. Mas precisávamos de pessoas que entendessem o que podia ser feito para trazer mais expertise e conhecimento para os nossos analistas, isso aconteceu com a Adelle”, conclui.

CEOs

 


+ Conarec 2021

Negócios “data driven”: o quanto o uso de dados realmente satisfaz o consumidor?

É tempo de #Conarec2021: conheça 10 CEOs que farão parte do evento

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]