Pesquisar
Close this search box.
/
/
Afinal, a tecnologia pode ser um caminho para a humanização?

Afinal, a tecnologia pode ser um caminho para a humanização?

Em debate realizado no CONAREC 2022, grandes empresas debatem a importância da humanização atrelada à recursos tecnológicos

Estamos na era do pós-digital, em um momento em que as empresas precisaram se digitalizar à força. E temos um problema: como clientes, estamos cada vez mais ansiosos, mais imediatistas. Esse foi o cenário apresentado por Fernando Moulin, Partner da Sponsorb, ao iniciar o painel mediado por ele durante o CONAREC 2022. Diante disso, o consumidor busca tecnologias humanizadas. Mas como automatizar com qualidade e de maneira personalizada? E como manter o teor humano no atendimento?

Acompanhe a cobertura completa do CONAREC 2022

Luis Otavio Marchezetti, Chief Transformation & Customer Experience Officer da SKY, conta que a humanização é praticada na empresa a partir da oferta de diferentes opções de atendimento. “Temos muita empatia com o cliente nos aproximamos deles criando personas”, detalha.” Humanizar é estar próximo e a tecnologia vem complementar esse cenário – ela é um meio”.

A humanização é uma questão fundamental para a Plusoft. Ela se posiciona hoje como uma empresa de people technology mas, no dia a dia, tem as pessoas como centro. “As pessoas procuram as marcas para se relacionarem também, não só para resolver problemas”, afirma Bruno Alves, vice-presidente de Marketing e Inovação da Plusoft. “Durante a pandemia, vimos a aceleração massiva da digitalização e empresas tendo que se mobilizar para atender nas redes sociais e a tecnologia funcionou como é um meio que permitiu o relacionamento no dia a dia”.

Conheça o Mundo do CX

Exemplos de humanização

Tati Gracia, diretora de Excelência de Marketing da Mondelez International, usa um grande exemplo para demonstrar a forma como a humanização pode de fato acontecer. “Bis é uma marca extremamente conhecida, entre jovens e nas casas das famílias, porém, começamos a perceber que tínhamos uma marca que precisava se atualizar e entrar mais nas rodas de conversa”, conta. “Com isso criamos um Bis Squad, um grupo de pessoas que monitora as conversas das redes sociais e o que está acontecendo. Assim, entendemos ali que o nosso principal papel como marca não era falar que o Bis era gostoso, isso é consequência. O que o Bis faz é participar e impulsionar as conversas”.

Nesse processo, a empresa detentora da marca Bis criou uma plataforma criativa para entender o contexto de consumo, chamada de aBIStinência, e fez também uma parceria com a marca Stranger Things, mostrando que Bis pode ser um bom parceiro para maratonar séries.

Aproximar-se do cliente, então, é uma estratégia fundamental. “Em uma empresa de serviços, em que o atendimento é ao vivo, é preciso ter a humanização presente em áreas e situações puramente tecnológica e, quando ocorre algum problema, o cliente precisa saber, para que também possa ter empatia com a empresa”, sustenta.

Como a tecnologia empodera quem está na ponta

Mas quanto a tecnologia pode estar atrelada à humanização? A escuta ativa é o melhor aprendizado que temos ao longo da vida – é de fato a melhor das tecnologias humanas”, defende o vice-presidente de Marketing e Inovação da Plusoft. “Os assistentes virtuais têm que ter tecnologia para escutar o que está sendo dito e assim melhorar a interatividade a ser criada”, diz. “O chatbot não deve existir se não houver curadoria constante”.

Na prática, essa curadoria ajuda a mudar as jornadas e alertar os gestores do que pode ser uma crise. “O robô não deve se parecer com um humano, ele tem que resolver um problema. E se o robô não resolver, isso tem que transbordar para o humano. E essa jornada tem que ser fluída”, defende Alves. Nesse sentido, o Chief Transformation & Customer Experience Officer da SKY revela que, na empresa, a regra é automatizar o que pode ser resolvido facilmente, em no máximo três etapas.


+ Notícias

Parceria da Alelo com Neobpo melhora jornada de usuários de vale-transporte

Por que o WhatsApp foi fundamental para a internacionalização da Smiles 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]